O Latin NCAP, órgão responsável pela classificação de segurança na América Latina, divulga o resultado dos últimos testes realizados em dezembro. O Volkswagen Virtus estreia com cinco estrelas, tanto para adultos quanto crianças. Outro destaque é que o Chevrolet Onix melhora a pontuação anterior, adquirindo três estrelas, assim como a sua versão sedã, o Prisma.
LEIA MAIS: Cinto de segurança é crucial em acidentes, segundo mostra o CESVI
Na proteção para adultos, o Volkswagen Virtus ganha 32,56 pontos em uma escala que vai a 34. Já na segurança de crianças foram 43 pontos de um total de 49. Entretanto, o que garantiu ao Virtus as cinco estrelas de segurança foi o bom desempenho no teste que simula um acidente lateral, obrigatório para a homologação de carros no Brasil só a partir de 2020 para modelos inéditos e 2023 para todos os veículos. Nesse, dos 16 pontos possíveis, o sedã garante 15,88, mesmo valor dos testes frontais. Já na proteção às crianças, o Virtus tem 22 pontos de 24 totais.
LEIA MAIS: VW Polo e Toyota Corolla tiram nota máxima nos testes de segurança
Você viu?
Chevrolet Onix
Os reforços estruturais que a GM implementou no Chevrolet Onix e no Prisma melhoraram o desempenho dos modelos. Além disso, os dois modelos passam a ser equipados com os sistemas Isofix e top tether para fixação de cadeirinhas infantis. A GM também fornece o sistema de conectividade OnStar, que permite atendimento rápido em situações de emergência.
LEIA MAIS: Fiat Mobi vai mal em teste de colisão do Latin NCAP. Assista ao vídeo
Mesmo com as melhorias, o Onix e o Prisma ainda apresentam "proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral", como sinaliza o Latin NCAP. Além disso, o órgão julga a ausência do cinto de segurança de três pontos no assento central do banco traseiro, item obrigatório a partir de 2020.
Segundo afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP: "O desempenho do Volkswagen Virtus, que sustenta o do hatch Polo, bem como as melhorias do Chevrolet Onix, são uma importante notícia para nosso mercado. É animador ver como os fabricantes de automóveis dão relevância para bons resultados na segurança. Mais uma vez, o Latin NCAP demonstrou que os testes são ferramentas muito poderosas e eficientes para melhorar a segurança dos veículos no mercado latino-americano, superando e antecipando qualquer exigência a respeito por parte do governo regional”.