Tamanho do texto

Novo sedã garante as mesmas 5 estrelas do Polo, enquanto o hatch da GM conquista 3, após melhorias estruturais e mais equipamentos de segurança

A nota do Volkswagen Virtus já era esperada, já que tem a mesma plataforma do Polo, quem também ganhou 5 estrelas
Divulgação
A nota do Volkswagen Virtus já era esperada, já que tem a mesma plataforma do Polo, quem também ganhou 5 estrelas

O Latin NCAP, órgão responsável pela classificação de segurança na América Latina, divulga o resultado dos últimos testes realizados em dezembro. O Volkswagen Virtus estreia com cinco estrelas, tanto para adultos quanto crianças.  Outro destaque é que o Chevrolet Onix melhora a pontuação anterior, adquirindo três estrelas, assim como a sua versão sedã, o Prisma.

LEIA MAIS: Cinto de segurança é crucial em acidentes, segundo mostra o CESVI

O desenho mostra apenas um pouco mais de resistência no tronco dos ocupantes e suas pernas pro lado do console
Divulgação
O desenho mostra apenas um pouco mais de resistência no tronco dos ocupantes e suas pernas pro lado do console

Na proteção para adultos, o Volkswagen Virtus ganha 32,56 pontos em uma escala que vai a 34. Já na segurança de crianças foram 43 pontos de um total de 49. Entretanto, o que garantiu ao Virtus as cinco estrelas de segurança foi o bom desempenho no teste que simula um acidente lateral, obrigatório para a homologação de carros no Brasil só a partir de 2020 para modelos inéditos e 2023 para todos os veículos. Nesse, dos 16 pontos possíveis, o sedã garante 15,88, mesmo valor dos testes frontais. Já na proteção às crianças, o Virtus tem 22 pontos de 24 totais.

LEIA MAIS: VW Polo e Toyota Corolla tiram nota máxima nos testes de segurança 

Chevrolet Onix

Agora o Chevrolet Onix vem com mais equipamentos de segurança e reforços estruturais
Divulgação
Agora o Chevrolet Onix vem com mais equipamentos de segurança e reforços estruturais

Os reforços estruturais que a GM implementou no Chevrolet Onix e no Prisma melhoraram o desempenho dos modelos. Além disso, os dois modelos passam a ser equipados com os sistemas Isofix e top tether para fixação de cadeirinhas infantis. A GM também fornece o sistema de conectividade OnStar, que permite atendimento rápido em situações de emergência.

LEIA MAIS: Fiat Mobi vai mal em teste de colisão do Latin NCAP. Assista ao vídeo

Mesmo com as melhorias, o Onix e o Prisma ainda apresentam "proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral", como sinaliza o Latin NCAP. Além disso, o órgão julga a ausência do cinto de segurança de três pontos no assento central do banco traseiro, item obrigatório a partir de 2020.

A avaliação do Onix supera as expectativas. Agora de 3 estrelas tanto para adultos quanto para as crianças
Divulgação
A avaliação do Onix supera as expectativas. Agora de 3 estrelas tanto para adultos quanto para as crianças

Segundo afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP: "O desempenho do Volkswagen Virtus, que sustenta o do hatch Polo, bem como as melhorias do Chevrolet Onix, são uma importante notícia para nosso mercado. É animador ver como os fabricantes de automóveis dão relevância para bons resultados na segurança. Mais uma vez, o Latin NCAP demonstrou que os testes são ferramentas muito poderosas e eficientes para melhorar a segurança dos veículos no mercado latino-americano, superando e antecipando qualquer exigência a respeito por parte do governo regional”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.