Ford Ka Freestyle:  versão aventureira do compacto vem para atender a crescente demanda do mercado pelos SUVs
Guilherme Menezes
Ford Ka Freestyle: versão aventureira do compacto vem para atender a crescente demanda do mercado pelos SUVs

O Ford Ka é revelado na nova versão Freestyle, pensada para trazer ares mais aventureiros e modernos que o Trail. Com lançamento agendado para o 2º semestre, a aposta da marca se deve ao crescimento da demanda pelos SUVs, que subiu 37% entre 2016 e 2017, com previsões dos especialistas de que o segmento representará 25% das vendas em 2018. O que já se sabe, até agora, é que o motor da nova versão será o mesmo 1.5, de 3 cilindros, que equipa o Ecosport, bem como terá o mesmo câmbio automático de 6 marchas.

Além disso, a Ford declara que o carro chega mais robusto no conjunto de suspensão e mais alto em relação ao solo, o que lhe confere uma melhor capacidade de lidar com as adversidades da cidade. Por fim, o sistema multimídia mais sofisticado da linha, o Sync3  (com conectividade Apple Car Play e Android Auto), também estará presente nessa versão top de topo. A montadora adianta que, futuramente, deverá surgir um Ford Ka na versão padrão com todas as novidades que chegam no Freestyle.

LEIA MAIS: Combustíveis mais caros? Veja 5 dicas para deixar seu carro econômico

Por trás da aparência off-road do Ford Ka Freestyle, bastante marcado pelo rack de teto, nota-se uma reestilização da grade em colmeia, que agora está com tom brilhante e maiores espaçamentos. Além disso, conta com falsas aberturas para circulação de ar nos contornos dos dois para-choques, jogo de rodas de liga leve exclusivo, retrovisores pintados de cinza chumbo e aerofólio maior. A montadora ainda não passou as especificações técnicas, mas é sabido que tem a mesma distância entre eixos e comprimento total do Ka de modelo padrão.

Você viu?

LEIA MAIS: Ford lança novas versões do Ka na linha 2018

Desenvolvimento

Essa versão aventureira do hatch também acaba de ser apresentada na Índia, mercado bastante representativo e que serve de base para o desenvolvimento dos carros da marca a serem vendidos no Brasil, e vice-versa. Apesar disso, o projeto contou com parâmetros globais para a sua formulação e construção, tanto que equipes de diferentes países se reuniram para a sua confecção. Na Argentina, será vendido sob o nome de “Freestyle” apenas, uma vez que a fabricante não vincula a edição de lançamento ao Ka padrão, devido às propostas e público alvo distintos.

LEIA MAIS: Ford lança versão com apelo aventureiro do Ka com foco no custo e benefício

Hoje, as configurações do Ford Ka 2018 à venda partem da “S” - oferecida apenas com motor 1.0 de 3 cilindros, a partir de R$ 44.030, mas com itens de série como direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica, ancoragem Isofix para cadeiras infantis e vidros elétricos dianteiros - e vão até a SEL, com motor 1.5 de 4 cilindros, que sai por R$ 60.790 e conta com todos os itens disponíveis, tal como bancos em couro. A versão sedã Ka+ tem as mesmas possibilidades de configuração do “irmão” hatch.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!