Tamanho do texto

Dá para ser feliz com R$ 1,7 milhão e cinco vagas na garagem. Saiba quais são as nossas escolhas entre os esportivos disponíveis no Brasil

Audi, Porsche e Jaguar. Veja quais esportivos poderíamos comprar pelo preço do Lamborghini Urus
Divulgação
Audi, Porsche e Jaguar. Veja quais esportivos poderíamos comprar pelo preço do Lamborghini Urus

Ano turbulento entre os esportivos. No começo de fevereiro o Lamborghini Urus registrou sua primeira compra no Brasil. O endinheirado que optou pelo SUV endiabrado precisou desembolsar R$ 1,7 milhão pelo novo brinquedo por meio de uma importadora não-oficial da marca. Para colocar este utilitário esportivo de mais de duas toneladas em velocidades elevadas, a Lamborghini optou por um V8 biturbo com 660 cv de potência. A configuração permite que o esportivo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.

LEIA MAIS: Audi TT RS: o pequeno notável com motor de 400 cv de potência

Neste momento você certamente gostaria de estar na pele do novo dono. Bem, antes de tudo, ele precisará conter a ansiedade pois a entrega só acontecerá no fim do ano. Não é sempre que se tem R$ 1,7 milhão sobrando no bolso para investir em um esportivo. Mas no lugar deste afortunado, você teria feito a mesma escolha? O Lamborghini Urus pode ser um carro espetacular, mas do alto de nossa imaginação, a reportagem do iG Carros apresenta uma lista de cinco esportivos incríveis que nós compraríamos pelo mesmo valor do Urus.

1 - Audi RS3 Sedan - R$ 329.990

Audi RS3: Sedã esbanja estilo provocador com as entradas de ar e sensação de movimento em suas linhas
Divulgação
Audi RS3: Sedã esbanja estilo provocador com as entradas de ar e sensação de movimento em suas linhas

A marca das quatro argolas investiu pesado em esportivos para 2018. Se você curte cupês com desempenho de supercarros, o TT RS é o modelo certo. Caso sua família seja apressada, vá de SQ5. No caso de algo um pouco mais convencional, porém apimentado, escolhemos o belo Audi RS3 Sedan. O modelo custa R$ 329.990, o mesmo preço da versão Sportback.

O RS3 se mostra um verdadeiro devorador de asfalto com temperamento bipolar. Afinal, abaixo do capô se esconde um agressivo 2.5 biturbo de 400 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Aliado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas, além de tração integral, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Pelo valor do Lamborghini Urus, e com cinco vagas na garagem, esta é uma escolha unânime entre os integrantes de nossa redação.

2 - Porsche Panamera 4 E-Hybrid - R$ 529.900

Porsche Panamera 4 E-Hybrid: um espetáculo em tecnologia e desempenho
Divulgação
Porsche Panamera 4 E-Hybrid: um espetáculo em tecnologia e desempenho

Você já está cansado de saber que o futuro pertence aos carros híbridos e elétricos. E por uma fatia do Urus, dá pra levar o Porsche Panamera 4 E-Hybrid pra casa. Por mais de meio milhão, não espere um modelo mais caro que ele ao longo da lista. O Panamera 4 E-Hybrid ainda pode chegar a R$ 1,24 milhão na versão turbo Executive, a mais completa.  

Ele leva um motor elétrico de 136 cv, combinado ao 2.9 V6 biturbo a gasolina. Juntos, entregam a potência combinada de 462 cv e torque de 71,4 kgfm entre 1.100 e 4.500 rpm. Aliado ao câmbio sequencial de oito marchas, o Panamera e-Hybrid é capaz de chegar aos 100 km/h em 4,6 segundos.

LEIA MAIS: Audi R8 V10: aceleramos o superesportivo na chuva

O Panamera é o que chamamos de plug-in hybrid. Ou seja, é possível carregar suas baterias durante desacelerações e frenagens além, é claro, da tomada elétrica. O tempo para recarga varia entre quatro e oito horas em uma tomada convencional de 220V. A Porsche também disponibiliza uma tomada industrial de cinco pinos e 7,2 kWh, que é capaz de carregar o Panamera por completo em apenas duas horas. Uma boa opção, por aproximadamente um terço do valor do Lamborghini Urus.

3 - Ford Mustang GT - R$ 299.900

Ford Mustang GT: o cavalo prateado chega ao Brasil com muito fôlego para caçar o Camaro
Divulgação
Ford Mustang GT: o cavalo prateado chega ao Brasil com muito fôlego para caçar o Camaro

Nossas preces foram atendidas, e a Ford finalmente está vendendo o Mustang através da importação oficial. Por R$ 299.900, ele é R$ 10 mil mais barato que seu principal rival no mercado brasileiro, o Chevrolet Camaro. A Ford chega com confiança em seu novo produto, uma vez que o cavalo prateado está ganhando fora de casa e chegou a vender mais que Audi TT e Porsche 911 na Alemanha. Desbancar dois modelos europeus em outro continente é um verdadeiro marco para o muscle car .

A versão brasileira terá motor V8 5.0, de 466 cv e câmbio sequencial de dez marchas na versão GT. A caixa automática é a única anunciada por aqui, mas a Ford já adiantou que poderá trazer outras versões. Tudo dependendo da aceitação do público. Vale lembrar que o Chevrolet Camaro tem motor V8 6.2 de 461 cv de potência - número bem próximo ao cavalo da Ford.

4 - Mini Countryman JCW - R$ 220.000

Mini Countryman JCW: o dinamismo de um SUV com a diversão que só a linha John Cooper Works pode oferecer
Divulgação
Mini Countryman JCW: o dinamismo de um SUV com a diversão que só a linha John Cooper Works pode oferecer

Só um perfil de pessoa não gosta de Mini: quem ainda não teve a oportunidade de dirigir um. Se o hatch Cooper é incrível, porém nada confortável e dinâmico para a cidade, o SUV Countryman pode ser a escolha certa. Ainda mais nessa bela versão John Cooper Works, a mais cara em toda linha Mini.

O Mini Countryman JCW vem com motor 2.0, turbo. Além de muita diversão, ele também é capaz de entregar 231 cv de potência e 35 kgfm de torque, que levam o esportivo de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e a 234 km/h, de acordo com os dados fornecidos pela fabricante. Em nossa garagem imaginária, este é o carro mais descolado para um rolê com toda a família no fim de semana.

O mais legal é deixar o Countryman ao seu gosto através do pacote de customização da Mini. Uma estimativa divulgada entre os fãs da marca apontam que a cada 250 mil Minis no mundo, apenas dois seriam iguais. Difícil dizer se é verdade, uma vez que diversas modificações acontecem de maneira não-oficial pela marca. Mas podendo customizar até o revestimento nos retrovisores e o arranjo das faixas na carroceria, dá para acreditar.

5 - Jaguar F-Pace - R$ 301.400

Jaguar F-Pace: conforto, conectividade e desempenho são a chave do negócio
Divulgação
Jaguar F-Pace: conforto, conectividade e desempenho são a chave do negócio

Não perca a conta. Nossa lista chega aos R$ 1.680.390 com a presença do F-Pace, o primeiro SUV da Jaguar. A versão de entrada usa o motor 2.0 diesel de 182 cv e 43,8 kgfm de torque. Mas a título de curiosidade, os modelos mais caros adotam o 3.0 V6 sobrealimentado de 340 cv e 45,8 kgfm. O mesmo conjunto também equipa o sedã esportivo XE S.

LEIA MAIS:  Jaguar XE S: pergunte ao vento se motores rugem

Conforto é uma das prioridades da marca. Painel de instrumentos digital, combinado a uma grande tela de 10,2 polegadas. O som foi desenvolvido pela Meridian, com 380 watts de potência. O F-Pace foi tão bem recebido que a Jaguar decidiu fazer um SUV menor que ele. Seu novo irmão, E-Pace, chega ao País em abril para rivalizar com Volvo XC60, Audi Q5 e BMW X3. O preço é convidativo entre os esportivos, partindo de R$ 222.300. De acordo com os executivos da marca, o E-Pace tem características mais indomáveis, e não irá canibalizar o irmão Range Rover Evoque. 

Finalizamos a lista com uma pergunta. Quais esportivos você compraria pelo mesmo valor do Lamborghini Urus? Conte-nos nos comentários abaixo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.