Tamanho do texto

O Ford Ka Freestyle indiano é igual ao brasileiro, o que nos permite saber mais novidades do hatch com apelo aventureiro

Ford Ka Freestyle: fabricante projetou o carro para os jovens, mas pensando na onda favorável aos SUVs hoje em dia
Divulgação
Ford Ka Freestyle: fabricante projetou o carro para os jovens, mas pensando na onda favorável aos SUVs hoje em dia

Enquanto o lançamento do Ford Ka Freestyle no Brasil está previsto somente para o segundo semestre, na Índia , o carro  chegará às lojas no dia 26 de abril. Além disso, por lá, já se tem mais detalhes sobre as especificações técnicas, algo que a Ford do Brasil ainda não falou muito sobre.

LEIA MAIS: Ford Ka FreeStyle tentará repetir a história de sucesso do EcoSport

Como o Ford Ka Freestyle é um projeto global - feito em parceria com engenheiros do Brasil e de vários países, além de que será vendido em um total de 120 deles - o modelo indiano é o que será o brasileiro. Por lá, é sabido que a versão aventureira tem 19 cm a mais de espaço livre em relação ao solo do que o Ka convencional e que terá 1,737 mm de largura, 1,570 mm de altura, 2,490 mm de entre eixos e 3,954 mm de comprimento.

LEIA MAIS: Ford Ecosport Freestyle 1.5 tem desconto de até R$ 5 mil nas lojas

Além disso, na versão de topo, contará com sensores de estacionamento, lanternas de neblina, airbags de cortina, o sistema multimídia SYNC3 - com Apple CarPlay e Android Auto - assistência de saída, controles de tração e estabilidade e o Ford MyKey, que permite configurar a chave reserva para uma série recursos, como limitar a velocidade máxima, o volume do áudio e impedir a desabilitação de equipamentos de segurança, como o controle de estabilidade; além de disparar alertas de uso do cinto de segurança, nível de velocidade e combustível na reserva.

LEIA MAIS: Ford EcoSport Storm, com tração integral, encara o rival Jeep Renegade

Estética, mecânica e desempenho

Para se adequar à proposta do carro, o Ka agora conta com detalhes esportivados entre os principais detalhes estéticos
Divulgação
Para se adequar à proposta do carro, o Ka agora conta com detalhes esportivados entre os principais detalhes estéticos

Por trás da aparência off-road do Ford Ka Freestyle, bastante marcado pelo rack de teto, nota-se uma reestilização da grade em colmeia, que agora está com tom brilhante e maiores espaçamentos. Além disso, conta com falsas aberturas para circulação de ar nos contornos dos dois para-choques, jogo de rodas de liga leve exclusivo, retrovisores pintados de cinza chumbo e aerofólio maior.

O motor é um 1.5 TiVCT Flex, de três cilindros do Ecosport, e que nele produz 137 cv. Além disso, contará com câmbio manual de cinco marchas e o mesmo automático de 6 do “irmão” maior. Para se ter uma referência de autonomia, segundo dados do Inmetro do Ecosport, o SUV faz 11,6 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade, enquanto que, na estrada, faz 13,1 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).

LEIA MAIS: Há dez anos, brasileiro só comprava Gol, Palio, Uno, Fox e Celta

As demais versões

Ford Ka: o veículo de entrada mais vendido do primeiro trimestre, com 24.028 emplacamentos, de acordo com a Fenabrave
Divulgação
Ford Ka: o veículo de entrada mais vendido do primeiro trimestre, com 24.028 emplacamentos, de acordo com a Fenabrave

Hoje, as configurações do Ford Ka 2018 à venda partem da “S” - oferecida apenas com motor 1.0 de 3 cilindros, a partir de R$ 44.030, mas com itens de série como direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica, ancoragem Isofix para cadeiras infantis e vidros elétricos dianteiros - e vão até a SEL, com motor 1.5 de 4 cilindros, que sai por R$ 60.790 e conta com todos os itens disponíveis, tal como bancos de couro. A versão sedã Ka+ tem as mesmas possibilidades de configuração do “irmão” hatch.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.