Aparecem mais detalhes sobre os novos motores FireFly, sobrealimentados, da Fiat. Segundo o site alemão Motor Talk, o grupo FCA utilizará unidades 1.0 e 1.3, ambas com turbo em carros da Alfa Romeo, Jeep e a própria Fiat. Enquanto o primeiro produz 120 cv e 19,3 kgfm, o 1.3 conta com 180 cv e 27,5 kgfm. Apesar da fabricante já estudar o uso de uma versão com sistema de sobralimentação com fluxo duplo, ela não comenta sobre em que pé está o desenvolvimento e quais serão os ganhos na remodelação do projeto.
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Conforme apurado pela publicação alemã, a Fiat afirma, também, que ambos os motores podem ser eletrificados, para se tornarem modelos híbridos. Além disso, testes em Betim (MG) do novo motor 1.3 turbo sinalizam que, caso seja usado no Cronos, a potência deveria ser limitada em até 160 cv, por causa da resistência do motor e do câmbio automático.
Refinamento
Diferentemente do 1.3 eTorq - de quatro cilindros e injeção multiponto - vendido no Cronos, além do motor turbo ser um três cilindros, também conta com controle de válvulas variável e coletor de escape integrado ao cabeçote, quatro válvulas por cilindro (versus apenas duas do atual) e sistema de injeção direta. Além disso, tanto o bloco quanto o cabeçote do novo motor são feitos de alumínio, e todo o conjunto pesa 91 kg na versão 1.0 de três cilindros e 110 kg no 1.3 de quatro cilindros.
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Inicialmente o plano consistia em criar somente o 1.3 Firefly turbo, entretanto, a versão 1.0 turbo ganhou força após os engenheiros perceberem que as vantagens termodinâmicas são tão tão vantajosas que, de fato, compensa prosseguir com o seu desenvolvimento. É com isso que a fabricantre pretende usar os motores por muito tempo, para além de 2025.
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Ainda conforme o Motor Talk, a Alfa Romeo, possivelmente usará o novo desenvolvimento no Giulietta e no Giulia. Enquanto isso, na Jeep, o 1.3 turbo poderia ser usado em todos os carros até o Cherokee, substituindo tanto o 1.8 quanto o 2.0 aspirado e, em alguns casos, até o 2.4 Tigershark. Na Fiat, para a Europa, a postar seria a nova geração do 500 e do Panda.
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No Brasil, as versões turbinadas devem chegar somente em 2020, quando a Fiat for trabalhar na reestilização do Argo e Cronos. Com base nos testes, o atual 1.8 eTorq seria substituído pelo 1.3 turbo, de 160 cv. Também aparecerá na linha da Jeep, substituindo o 1.8 do Renegade e, possivelmente, até mesmo o 2.0 aspirado do Compass. As previsões são de ser utilizado como modelo de entrada da Jeep, abaixo do Renegade, caso o grupo FCA veja vantagem.