Confira quais são as melhores versões dos carros mais vendidos do Brasil

Listamos as melhores escolhas entre os modelos de maior sucesso de cada categoria hoje em dia no Brasil. Veja toda a lista

Precisamos ser justos quando categorizamos se um carro é bom ou ruim. Um bom exemplo que vem à mente quando este assunto surge à mesa é o Fiat Argo. A versão 1.3 manual tem ótimo acerto dinâmico, desempenho honesto e um dos motores mais econômicos de sua categoria. Mas basta inserir um câmbio automatizado - algo que está sendo esquecido nos dias de hoje - para que o modelo entre os carros mais vendidos deixe de valer a compra.

LEIA MAIS: Veja 5 dicas para garantir o melhor valor de revenda no seu seminovo

Em um mundo competitivo, os detalhes decidem quais serão os vencedores. Partindo disso, a reportagem do iG Carros elege as melhores versões de alguns dos carros mais vendidos do Brasil de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos). Não caia no erro dos detalhes antes de saber qual carro tem o melhor custo-benefício da categoria. Nem sempre a mais cara será a melhor.

1 - Hatch compacto: Chevrolet Onix LT 1.4 AT

Chevrolet Onix é o destaque entre os carros mais vendidos do Brasil. E deverá fechar 2018 na liderança
Foto: Divulgação
Chevrolet Onix é o destaque entre os carros mais vendidos do Brasil. E deverá fechar 2018 na liderança

O carro mais vendido do Brasil faz por merecer o título. São quase três anos de domínio absoluto do Chevrolet Onix , chegando a vender o dobro do segundo colocado em alguns meses de 2018. Claro, precisamos colocar isso na conta da versão de baixo custo Joy, que preserva a sua primeira dianteira (lançada em 2012) até os dias de hoje.

Entre suas versões, conta com modelos aventureiros e esportivos (Activ e Effect, respectivamente). Mas nenhuma delas vale tanto a compra quando o modelo básico LT, já equipado com motor 1.4, de 106 cv e 13,9 kgfm e câmbio automático por R$ 61.250. Vale dizer que a versão Advantage, a mais cara, chega a R$ 70 mil com todos os equipamentos.

2 - Sedã compacto: VW Virtus 1.6 MSI AT

Foto: Renato Maia/Falando de Carros
O Virtus conquistou seu lugar entre os carros mais vendidos do Brasil, ditando novos paradigmas

Lançado em janeiro, o VW Virtus já aparece entre os modelos mais vendidos de sua categoria, superando até mesmo o Ford Ka Sedan, que é mais em conta. A maior parte do tempo, o sedã não contou com aquela que seria a sua melhor versão: 1.6 MSI, com o novo câmbio automática.

LEIA MAIS: Veja os indicados para o prêmio Carro do Ano 2018

Assim como o Onix, o Virtus não tem uma versão que seja necessariamente ruim. As versões equipadas com motor 1.0 TSI, entretanto, são bem caras e não correspondem ao poder aquisitivo da maioria dos brasileiros. Quem não pode pagar absurdos R$ 80 mil por um sedã compacto ainda pode desfilar com a versão 1.6 MSI automática, de 120 cv, partindo de R$ 66.525.

Você viu?

3 - Picape: Fiat Toro Freedom Diesel

Foto: Divulgação/Fiat-Chrysler
Entre os carros mais vendidos do Brasil, a Fiat Toro ostenta a boa versão Freedom Diesel

A Toro praticamente inaugurou a categoria das picapes intermediárias no Brasil, e logo se tornou o modelo mais vendido do segmento. A receita do sucesso foi alinhar a versatilidade de um modelo compacto com o tamanho aproximado de uma picape média, como Amarok, Hilux e Ranger. Tiro certeiro da FCA, que já dominava a categoria das picapes compactas com a Strada.

Os modelos básicos da Toro , entretanto, estão longe de ser bons. O motor 1.8 E-Torq fica devendo em desempenho, principalmente se a picape estiver levando cinco ocupantes ou alguma carga na caçamba. O que faz mais sentido é investir R$ 95 mil na Toro Freedom com o bom motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio manual de seis marchas. Trata-se de uma boa opção para quem costuma pegar muita estrada.

4 - SUV compacto: Honda HR-V EX

Foto: Divulgação
O Honda HR-V continua sendo o destaque dos SUVs entre os carros mais vendidos do Brasil

Exemplo de sucesso, o Honda HR-V só se encontrou ameaçado depois de dois anos de mercado. Mas a marca japonesa já está preparando uma investida contra as concorrentes que estão cada vez mais próximas. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, o novo HR-V será uma das atrações do Salão do Automóvel, entre 8 e 18 de novembro, seguindo as mudanças do modelo americano.

Mas desembolsar R$ 110 mil pela versão Touring do HR-V é algo que nós definitivamente não recomendamos. O modelo que mais compensa na linha da Honda é o EX 1.8, de 139 cv de potência, já contando com câmbio continuamente variável que simula sete marchas. A versão parte de R$ 94.500 com um pacote de equipamentos bem recheado.

5 - Sedã médio: Toyota Corolla XEi

Foto: Renato Maia/Falando de Carros
Toyota Corolla XRS é um dos carros mais vendidos do Brasil entre os sedãs médios com boa margem de vantagem

O Corolla é um fenômeno. Há dez anos o modelo não deixa a peteca cair quando o assunto é manter a liderança na categoria dos sedãs médios. No ano passado, chegou a vender mais que todos os seus rivais juntos, garantindo uma margem muito confortável em relação ao segundo colocado, o Honda Civic.

LEIA MAIS: Veja os 5 sedãs 1.0 mais econômicos do mercado brasileiro

Mas até mesmo o sedã mais vendido tem as suas versões incongruentes. Por R$ 92 mil, o modelo básico 1.8 acaba não tendo uma distância tão grande da versão XEi 2.0, que sai por R$ 105.550 (ou R$ 99.990 na promoção do mês de setembro). Vale a pena exigir um pouquinho mais do bolso para levar o motor de 154 cv de potência entre os carros mais vendidos para a sua garagem.