O novos paradigmas do setor automotivo e os entraves para produzir no Brasil com bons lucros têm levado a uma série de mudanças nas estratégias da fabricantes no País. Agora chega a notícia de que a Audi deixa de produzir o utilitário esportivo compacto Q3 em São José dos Pinhais (PR). Conforme apurou a reportagem de iG Carros, toda a produção prevista para 2019 terminou e o SUV será encontrado apenas até quando durarem os estoques.
LEIA MAIS: Audi Q5 Security, SUV blindado de fábrica, é lançado no Brasil
O Audi Q3 atualmente vendido no Brasil foi lançado em 2011 e recebeu retoques no desenho em meados de 2015. Para entrar no lugar dele, a marca vai importar a nova geração, que foi mostrada no início do segundo semestre do ano passado e lançado no Salão de Paris (França), em outubro último.
Na comparação com o Q3 que acaba de ter a produção encerrada no Brasil, o novo que aparece na galeria abaixo ficou maior e mais esportivo. Agora são 4,49 metros de comprimento - 9,7 cm mais do que o modelo anterior. A largura de 1,85 m, contando também com 1,59 m de altura. O que mais reflete no habitáculo é o entre-eixos, que cresceu 7,8 cm em relação ao modelo nacional, e passa a medir 2,68 metros.
Por dentro, o novo Audi Q3 segue a linguagem de design dos últimos lançamentos da marca. A central multimídia que antes era rebatida manualmente perde espaço para uma grande tela de 8,8 polegadas nas versões mais em conta, ou 10,1 polegadas nos modelos topo de linha.
Você viu?
LEIA MAIS: E-Tron, primeiro Audi elétrico fabricado em série na história da marca alemã
Ao menos na Europa, os mostradores analógicos foram aposentados. No lugar dele, entra o novo virtual cockpit, que pode ser de 10,2 ou 12,3 polegadas, ainda conforme a versão. Comparado com o modelo atual, é um grande salto tecnológico. No conjunto mecânico, O mais provável é que o modelo vendido no Brasil mantenha os motores do Golf: 1.4 TSI de 150 cv e o 2.0 TSI, que passa a entregar 230 cv, da versão GTI.
Audi A3 Sedan continua até 2021
Com o fim da produção do Q3 em São José dos PInhais (PR), o único carro feito na linha de produção da Audi no Brasil passa a ser o A3 Sedan , até 2021, quando sua montagem no País também será encerrada. Depois disso, ainda conforme apurou a reportagem de iG Carros, a marca alemã estuda a nacionalização do modelo, ou a fabricação de outro carro na linha de montagem paranaense.
De qualquer forma, depois de 2021, o A3 passará a ser importado nas configurações sedã e hatch e existe o risco da fábrica da Audi no Parará deixar de produzir caso chegue-se à conclusão de que não valerá a pena continuar fabricando no Brasil, onde ainda existem uma série de obstáculos que têm atrapalhado o setor automotivo, como alta carga de impostos e taxas, problemas de infraestrutura e de logistica, entre outros problemas.
LEIA MAIS: Audi lança perua esportiva RS4 no Brasil. E terá outras novidades
Além da Audi, outra fábrica no Brasil logo passará a fabricar apenas um modelo: a da Land Rover, em Itatiaia (RJ), onde atualmente é feito o Discovery Sport e o Evoque, que está prestes a deixar de ser feito na unidade de produção fluminense assim que começar a ser importada nova geração, no segundo semestre deste ano de 2019. Com isso, sobrará apenas o outro SUV da marca inglesa. Pelo visto, mais sinais de alerta para o futuro da indústria de veículos no Brasil estão aparecendo.