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Macaco é item básico e os condutores deveriam aprender a usar logo que se aprende a dirigir. Além dele, veja o que as leis de trânsito e o manual exigem

Como usar o macaco
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Como usar o macaco é o básico da manutenção do próprio carro. Veja o que mais é preciso se atentar

Responda rápido: você sabe mesmo como fazer para trocar o pneu do carro corretamente? Não se preocupe, a gente explica. Mas saiba que, embora possa parecer algo corriqueiro, a simples troca de pneu pode levar a um acidente se não for bem feita.  Acompanhe a seguir, passo a passo, como proceder para não correr nenhum risco de tiver um pneu furado pelo caminho.  E outras dicas úteis sobre cuidados básicos com o carro.

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Kit pneu
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Kit completo para a troca do pneu, que inclui macaco, chave de roda e triângulo

Além de não saber como usar o macaco (o que inclui a chave de roda, o triângulo e como manejar o compartimento do estepe), também é bom ficar atento à calibragem dos pneus, que varia de carro para carro e muda com a quantidade de carga que está levando.

Saiba também que, após completar dois anos, os freios ficam duas vezes mais sujeitos a falhar em uso extremo — como nas frenagens bruscas e descidas de serra (situação em que nem é aconselhado usar os freios, e sim marchas reduzidas, que não aumentam em nada o consumo de combustível) — porque este é o prazo em que se deve trocar o fluido do sistema, dentro da especificação correta.

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Além disso, não se esqueça que não se deve usar água de torneira para completar o nível no radiador — pois isso acelera o processo de corrosão no sistema de arrefecimento — e que se deve misturar, na proporção definida pelo fabricante, água desmineralizada e fluído de arrefecimento .  Lembre-se, também, que o extintor de incêndio tem validade de 5 anos e que jamais se deve associar dois ou mais tipos diferentes de óleo no motor.

Calibrar o estepe é outro ponto importante. E saber usar o triângulo de emergência, já que, entre outras implicações, o Código Brasileiro de Trânsito aplica multa gravíssima, de R$ 191,54, aos que não sinalizam a via corretamente quando se está com o carro encostado.

O que fazer nessas horas?

Macaco
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Saiba o que é preciso fazer nessas horas, para não danificar o carro e não tomar multa de trânsito

O que se deve fazer, nesse caso, é estacionar no acostamento ou na faixa da direita, ligar o pisca alerta e utilizar o triângulo a pelo menos uma distância de 30 passos largos do veículo. Se há uma curva no meio da sua contagem de passos, é preciso caminhar até o final dela e reiniciar os passos.

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Em caso de chuva, neblina ou cerração, a distância deve ser dobrada. E se por algum motivo você não estiver portando o ícone de segurança (“triângulo”) em seu veículo — o que também acarreta em multa gravíssima, de 7 pontos e R$ 191,54 — o ideal é fazer a sinalização utilizando galhos de árvore ou o que tiver na via.

Preste bastante atenção ao desatarrachar o compartimento do estepe e como prendê-lo de volta, pois não é incomum os casos em que eles despencam com o carro em movimento. Cada manual explica o jeito correto para cada carro, em função das ferramentas que ele dispõe para isso.

Roda
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Antes de subir o carro, afrouxe os parafusos da roda que irá substituir

Na hora de efetivamente trocar o pneu, procure afrouxar os parafusos das rodas (em forma de X, na diagonal, para evitar empenamento) antes de erguer o carro com o macaco, uma vez que a força aplicada no primeiro torque pode fazer o carro despencar da ferramenta, correndo assim o risco até de empenar o monobloco. Em caso de dúvida, procure no manual qual é o lugar correto para calçar o macaco, pois dependendendo de onde for apoiar, também poderá comprometer o assoalho.

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Além disso, fique atento aos limites de velocidade e à distância útil do estepe, que se for do tipo temporário (ou provisório), não deve passar dos 80 km/h e 80 km, bem como a grande alteração na dirigibilidade. Tal como usar o macaco e o que fazer nessas ou naquelas horas, o que se deve fazer sempre, antes de tudo e mais do que tudo, é ler o manual do proprietário .