Kicks
Divulgação
Nissan Kicks: versão híbrida e-power vai levar mais um tempo para chegar ao Brasil, que terá a versão reesilizada no ano que vem


A gigantesca fábrica da Nissan em Resende foi inaugurada em 2014, quando se imaginava que as vendas de automóveis no Brasil logo chegariam a 4,5 milhões de unidades por ano. Mas, desde então, as vendas só fazem cair. Agravando essa situação, veio a pandemia — e a previsão é de que apenas 1,6 milhão de carros e comerciais leves serão emplacados no país este ano.

Para piorar, a Nissan faz em Resende somente três modelos, sendo dois deles muito antigos: o March fabricado aqui é da geração lançada lá fora há dez anos, enquanto o Versa é de 2012. O best-seller da marca no país é o Kicks, que estreou nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. A marca vende ainda a picape Frontier, mas esta é importada da Argentina.

Em maio passado, numa reunião para decidir o novo modelo mundial de negócios da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, ficou estabelecido que a Renault seria “a referência estratégica” do grupo na América do Sul.

Em junho, por causa dos efeitos econômicos da Covid-19, a fábrica da Nissan em Resende reduziu sua produção de dois para um turno. Com isso, 398 trabalhadores foram demitidos.

No fim, a previsão de conquistar 5% do mercado brasileiro, feita em 2014, jamais se concretizou. Hoje a marca detém 2,5% das vendas no país.

Diante de tantos revezes e mudanças no mercado em geral, a maioria dos lançamentos para o Brasil foi adiada por alguns meses.

— Estamos estudando decisões para os próximos cinco anos — diz Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil. — Nada foi cancelado, mas postergar investimentos faz parte.

De Versa a V-Drive

Versa
Divulgação
Nissan Versa vai estrear no Brasil apenas em novembro, cinco meses depois do programado

Antes da pandemia, a previsão era de que o Versa de nova geração (N18) — importado do México — chegaria aqui em junho. Agora, o lançamento está agendado para novembro. O porte não muda muito, mas o carro tem estilo bem mais moderno que o de seu antecessor fabricado em Resende. A plataforma é do Kicks e motor é o 1.6 16v aspirado, atrelado a um câmbio CVT.

Para abrir espaço para a novidade mexicana, o velho Versa feito em Resende teve que mudar de nome. A partir de desta semana, passa a ser chamado de V-Drive.

O V-Drive tem quatro versões com motor 1.6 16v, de 111cv, e preços de R$ 61 mil e R$ 78 mil. A topo de linha é a inédita Premium, com ar-condicionado automático digital, aros de liga leve de 16", câmera de ré e outros itens. Haverá ainda uma configuração básica do com o motor 1.0 de três cilindros e 77cv — custará pouco mais de R$ 57 mil.

Saideira do March

March
Divulgação
Nissan March logo deverá deixar de ser produzido em Resende (RJ), com baixas vendas no mercado

Com vendas patinando em torno de 250 unidades por mês, o “irmão” March não vai durar muito — o que é admitido pelo próprio presidente da Nissan do Brasil. O hatch sairá de cena sem deixar substituto imediato.

No ano que vem, o Nissan Kicks passará por retoques na dianteira, como já ocorreu na Tailândia. Contudo, a já anunciada eletrificação do modelo, por meio do sistema e-Power, teve que ficar para depois — só virá no fim de 2022 ou início de 2023.

Já a chegada do novo Nissan Sentra mexicano, que era dada como certa, está sendo reestudada. Hoje o mercado prefere utilitários.

    Veja Também

      Mostrar mais