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Mercedes-Benz Classe S: sedã é o modelo mais sofisticado a marca e chegará ao Brasil no segundo semestre do ano que vem

Quando o assunto é Classe S, a Mercedes não economiza em tecnologia. Com o codinome W223, a nova geração do sedã topo de linha da marca foi apresentada esta semana trazendo uma vitrine de equipamentos avançados que chegarão aos carros dos reles mortais ao longo das próximas décadas.

Para começar, as maçanetas do novo Mercedes Classe S são embutidas na porta e “saltam” quando o motorista se aproxima. A carroceria é extremamente aerodinâmica, com Cx de 0,22.

O modelo foi mostrado inicialmente com duas opções de motor. O Classe S padrão é o S500 4Matic, com um seis-em-linha 3.0 turbo e 435cv. Já o S580 4Matic tem um V8 twinturbo e 502cv. Nos dois casos, o propulsor a gasolina é auxiliado por um sistema mild hybrid de 48 volts atrelado ao câmbio automático de nove marchas. Estas duas versões têm tração integral.

Haverá também opções híbrida plug-in (que poderá percorrer 100km usando só o motor elétrico) e a diesel. Mais adiante, virá uma versão AMG com um V12 biturbo.

A suspensão a ar é padrão em todos os novos Classe S. Além disso, o carro pode vir com o sistema E-Active Body Control, que controla individualmente e em tempo constante as cargas de molas e amortecedores.


Outro item é o eixo traseiro esterçante em até 10° — bem mais do que outros modelos de luxo ou esportivos atuais. Em baixas velocidades, para ajudar nas manobras, as rodas traseiras apontam em direção oposta às dianteiras, como mostra o vídeo abaixo.


O diâmetro de giro é reduzido em dois metros. Com isso, o Classe S (que mede 5,18m de comprimento na versão normal e 5,29m na de entre-eixos longo) move-se como um compacto em estacionamentos e ruas apertadas. Em médias e altas velocidades, as rodas de trás apontam na mesma direção que as da frente, para melhorar o contorno das curvas.

Mas é o interior o que mais chama a atenção, com sua tela central de 12,8" que substitui quase todos os botões e oferece controles eletrônicos para tudo. O head up display do quadro de instrumentos é em 3D e incorpora o GPS.

O sistema MBUX, de inteligência artificial, já atende ordens em 27 idiomas, além de aprender o sotaque de cada motorista.

Quem vai no banco traseiro dispõe de duas telas dignas da primeira classe de uma avião. Outra: os passageiros de trás dispõem de airbags que se inflam a partir dos encostos dos bancos dianteiros — seu formato e flexibilidade são especiais para não ferir crianças.

Um gigante ágil

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Entre as versões disponíveis do novo Mercedes Classe S estará a híbrida e a esportiva AMG, com motor V12 biturbo, com mais de 600 cv

O sistema semiautônomo diminui a velocidade do carro antes de rotatórias, por exemplo. Há ainda o Drive Pilot, que dispensa a intervenção do motorista para tirar o carro da garagem e até mesmo em rodovias.

A Mercedes , porém, diz que o modo totalmente autônomo só valerá em países cuja legislação permita seu uso, e que tenham estradas sinalizadas de forma que os radares e sensores possam operar plenamente. O sedã chegará ao Brasil no segundo semestre do ano que vem.

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