Renault Sandero e Logan: nova geração fica bem diferente da atual, agora mais refinada para encarar os fortes rivais do segmento
Divulgação
Renault Sandero e Logan: nova geração fica bem diferente da atual, agora mais refinada para encarar os fortes rivais do segmento


A Renault mostra na Europa as primeiras imagens da próxima geração do Sandero e do Logan, que chegará no Brasil em 2022. Por enquanto, são apenas modelagens 3D produzidas em computador, mas já dão uma ótima ideia de como ficarão os carros. A apresentação oficial lá fora será no dia 29 deste mês - originalmente, a estreia deveria acontecer no Salão de Paris, mas o evento foi cancelado.

Os carros aparecem inicialmente com o logotipo da Dacia, marca romena que desde 1999 é uma subsidiária da Renault. Hoje, os Dacia Sandero e Logan são dois dos automóveis mais baratos à venda na Europa.

Chamada de “terceira geração” no comunicado oficial da Renault, esta será a maior transformação dos modelos desde o lançamento do primeiro Logan, em 2004 na Europa e em 2007 no Brasil.

Explica-se: a dita “segunda geração”, lançada aqui em 2013 (Logan) e 2014 (Sandero), e vendida até hoje, representou um enorme salto em termos de design, tanto externo quanto interno. Foi um tremendo banho de loja, mas a plataforma continuou basicamente a mesma B0 de antes, com algumas modificações.

Agora, a mudaça será para valer, com a adoção de uma nova plataforma, a CMF/B da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Será uma versão simplificada da base usada Clio V e Captur II vendidos atualmente na Europa.

Sandero, Logan e Stepway

O Stepway também vai mudar e poderá receber novo motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes
Divulgação
O Stepway também vai mudar e poderá receber novo motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes


Os arcos dos para-lamas estão ainda mais marcados, bem como os vincos do capô, dando musculatura aos Logan, Sandero e Sandero Stepway . O para-brisa está mais inclinado e a linha do teto ficou mais baixa.

Com curvas mais complexas, o estilo está bem mais sofisticado e já não parece de um carro feito para ser o mais barato possível. Os carros também parecem mais longos e largos que os atuais. A Renault, contudo, está guardando os números e dados técnicos para a apresentação do dia 29.

O Logan e o Sandero têm a mesma frente. O desenho dos faróis e das lanternas traseira, com “Y” deitados chama a atenção. As versões Renault terão grades diferentes das usadas nos Dacia, mas os conjuntos de luzes devem ser mantidos.

Por enquanto não foram mostradas imagens do interior dos carros, nem da traseira do Logan ou do Stepway.

Traseira do Sandero fica bem parecida com a do Chevrolet Onix, repare no formato das lanternas
Divulgação
Traseira do Sandero fica bem parecida com a do Chevrolet Onix, repare no formato das lanternas

No Brasil, muito provavelmente os modelos trarão os mesmos motores 1.0 SCe (B4D) aspirados de hoje, com três cilindros e que rendem 79cv/82cv.

Dependendo do caixa da empresa, do tamanho do mercado brasileiro e da cotação do real mais perto do lançamento nacional, os velhos 1.6 16v SCe (4HM), de quatro cilindros, podem dar lugar a um 1.0 turbo TCe tricilíndrico. E não devemos esquecer que, na prateleira da fábrica de São José dos Pinhais, haverá um brioso 1.3 turbo TCe, feito em parceria com a Mercedes-Benz (para os Classe A) e que estará no Renault Captur modelo 2022. Ouvi Sandero R.S.?

Hoje, o Renault Sandero está em 19º lugar no ranking de vendas de automóveis no Brasil, com uma média de 2.100 carros por mês. Já o Logan , que já foi o queridinho dos motoristas de táxi e prestou serviços até na Polícia Militar, está em 33º na lista, com média mensal de mil emplacamentos por mês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!