Carteira Digital de Trânsito
Ricardo Botelho/Aescom MInfra
Carteira Digital de Trânsito permite uma série de facilidades, como receber multas e fazer pagamento antecipado com 40% de desconto


Conhecido por armazenar a versão digital da CNH e do documento do veículo, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito já permite monitorar também o recebimento de multas de trânsito, além de fazer o pagamento antecipado para receder o desconto de até 40%.


A função estava disponível inicialmente no aplicativo Serviço de Notificação Eletrônica, que ainda continua ativo para atender às pessoas jurídicas. Já as pessoas físicas já podem monitorar as multas pelo Carteira Digital de Trânsito, fazendo a adesão ao serviço pelo próprio aplicativo.

Aceitando as condições, o motorista passará a receber multas no aplicativo. Mas para obter o desconto de até 40% o condutor precisa reconhecer a infração e desistir de entrar com recurso. De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o valor economizado com custos administrativos, de impressão e envio pelos Correios é repassado na forma do abatimento.

O Denatran destaca que a multa eletrônica está disponível para infrações registradas por órgãos de fiscalização nacionais, além de 15 Detrans e 80 prefeituras que já aderiram ao sistema, que pode ser consultada  aqui.  Caso contrário, o motorista irá receber  multas de papel, sem a possibilidade do desconto de 40% do valor.

    Veja Também

      Mostrar mais