Mesmo com a mudança no Código de Trânsito Brasileiro aprovada pela Câmara dos Deputados, o uso do farol baixo durante o dia segue obrigatório para as estradas de pistas simples, exceto para os modelos equipados com DRLs, como são popularmente conhecidas as luzes de rodagem diurna, que permanecem ligadas desde o momento da partida do veículo
Mas nem todo DRL é LED e nem todo LED é DRL . Modelos como o Chevrolet Onix de 1ª geração e o Fiat Argo usam LEDs decorativos nos faróis, com função estética e que não atendem às regras do Contran para as luzes diurnas, que precisam emitir iluminação entre 400 e 1.200 candeias e devem estar posicionadas a uma altura mínima de 25 cm do solo, com distanciamento mínimo de 60 cm.
Obrigatórias na Europa desde 2011, são mais vistas em modelos de automóveis importados, embora no Brasil já estejam presentes há alguns anos até em alguns populares. Confira uma lista dos modelos seminovos com DRL mais baratos do mercado brasileiro. Consideramos veículos com até três anos de uso e os preços de revendedor divulgados pela KBB Brasil.
Citroën C3 1.2 Attraction 1.2 2018: R$ 39.324
Lançado no mercado brasileiro em 2012, o Citroën C3
de segunda geração foi um dos primeiros carros de produção nacional a trazer DRL de série em algumas versões.
Dentro dos requisitos da pesquisa, a versão Attraction, equipada com o motor 1.2 de três cilindros de até 90 cv, é o carro mais acessível da lista com as luzes de rodagem diurnas.
Renault Logan Life 2020: R$ 39.360
Uma das novidades da linha 2020 do Renault Logan
, lançada no ano passado, foram a adoção de novas lanternas e de faróis equipados com DRL.
O equipamento está presente deste a configuração de entrada Life, equipada com o motor 1.0 de três cilindros e até 82 cv.
Você viu?
Volkswagen Up! MPI 2019: R$ 43.494
Lançada no mercado em 2018, a linha 2019 do Volkswagen Up! marcou a estreia do DRL no modelo, ainda que usando lâmpadas halógenas. Junto com o Polo, são os únicos hatches compactos da marca a oferecerem essas luzes.
A versão de entrada MPI não conta com o motor 1.0 turbo presente nas variações TSI. Mas não decepciona para um 1.0 aspirado, desenvolvendo 82 cv.
Peugeot 308 Business 2018: R$ 51.458
A versão Business era a mais acessível do Peugeot 308 oferecido no mercado brasileiro, embora trouxesse DRL como item de série.
Importado da Argentina, o hatch médio traz sob o capô um motor 1.6 THP turbo flex de 173 cv, combinado a um câmbio automático de seis marchas.
Caoa Chery Tiggo 2 Look MT 2019 : R$ 51.807
A versão Look com câmbio manual é a mais acessível do Caoa Chery Tiggo 2, modelo que é o menor SUV oferecido pelo fabricante sino-brasileiro.
Fabricado em Jacareí (SP), o Tiggo 2 conta com DRL em todas as configurações e traz um motor é um 1.5 flex de até 115 cv, que trabalha em conjunto com uma transmissão de cinco marchas.