Lilium Vertiport, o primeiro aeroporto para carros voadores dos Estados Unidos
Divulgação
Lilium Vertiport, o primeiro aeroporto para carros voadores dos Estados Unidos

No fim do mês passado, você conferiu no iG que o primeiro carro voador do mundo recebeu certificação de uso civil na Europa. Trata-se do PAL-V Liberty , modelo que deverá chegar ao público em meados de 2022. A Lilium, startup alemã que também trabalha no desenvolvimento de um veículo voador, se antecipou, e revelou imagens do primeiro “vertiport” do mundo.

O primeiro lugar fora da Europa a receber o novo aeroporto desenvolvido especialmente para carros voadores será Orlando, no estado da Flórida (EUA). O estabelecimento deverá ficar pronto apenas em 2025, quando o primeiro carro voador da Lilium chegar ao mercado.

O novo “vertiport” deverá atender mais de 20 milhões de pessoas em um raio de 300 quilômetros. Como o turismo é uma das principais atividades da região, a prefeitura de Orlando espera que o novo serviço de táxi em carros voadores seja um dos novos atrativos para alavancar as atividades na cidade. 

O modelo que aparece nas imagens divulgadas pela Lilium é o Jet , veículo voador 100% elétrico que tem autonomia para percorrer 300 km com carga total. A velocidade máxima para transitar entre os aeroportos é próxima de 300 km/h. Segundo a fabricante, com apenas 20 “vertiports”, será possível criar uma aerovia com 3,2 mil quilômetros – distância que separa as cidades de Porto Alegre (RS) e Aracaju (SE).

“Estamos empolgados de lançar este projeto na Flórida. Isso mostra que é possível construir uma operação sustentável pela iniciativa privada para atender os moradores de Orlando”, diz Remo Gerber, chefe de operações da Lilium. Além da cidade americana, a startup também terá “vertiports” nos municípios de Dusseldorf, Colônia e Bonn, na Alemanha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!