A chegada do padrão de emissões Euro 5 para motos, que entra em vigor a partir de janeiro de 2021 na Europa e torna ainda mais rigorosas as normais para esse tipo de veículo, fez uma vítima entre os modelos da Yamaha. Lançada em 2010 no mercado internacional, a big trail Super Ténéré 1200 já não aparece na linha 2021 da marca japonesa para o mercado europeu.
No Brasil, o modelo ainda aparece no site da marca e tem preço de tabela de R$ 71.290. Por aqui, a Super Ténéré 1200 está disponível apenas na versão DX ABS, que traz um motor bicilíndrico de 1.199 cm² de refrigeração líquida, capaz de desenvolver 112 cv a 7.250 rpm e 11,9 kgfm a 6.000 rpm.
Em sua lista de equipamentos, o modelo traz suspensão traseira com controle eletrônico, painel digital, controle eletrônico de tração, seletor de modos de pilotagem com duas opções de ajuste e controlador automático de velocidade de cruzeiro. Especificações que fazem com que a moto big trail da Yamaha dispute o mesmo público e a mesma faixa de mercado de modelos como a BMW R 1250 GS e Triumph Tiger 1.200 XCx .
Mas embora seja bem equipada, o modelo da marca japonesa já está um tanto desatualizado em relação aos concorrentes. Tanto a big trail da empresa alemã quanto o da marca britânica, apesar de serem um pouco mais caras, são bem mais potentes (136 cv e 141 cv, respectivamente) e trazem um pacote tecnológico mais atual, marcado pela presença de itens como faróis de LED e painel digital configurável, que permite a conexão da moto com o celular do piloto.
O destino da Super Ténéré 1200 brasileira — que é feita em Manaus (AM) — ainda não está definido, embora deva durar mais um tempo no mercado. O Promot 5, novo conjunto de regras de controle de emissões para motos que será equivalente ao Euro 5, entra em vigor no mercado brasileiro apenas a partir de 2023.