BMW Z3: roadster da marca alemã, fabricado nos EUA, vem com estilo arrojado com detalhes inspirados no clássico 507
Divulgação
BMW Z3: roadster da marca alemã, fabricado nos EUA, vem com estilo arrojado com detalhes inspirados no clássico 507


Um dos BMW mais charmosos dos anos 1990, o roadster Z3 completou recentemente os 25 anos do seu lançamento. Primeiro modelo da marca alemã produzido exclusivamente fora da Alemanha, o conversível de dois lugares era montado na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos e teve uma estreia literalmente de cinema.


O BMW Z3 foi o carro do agente secreto James Bond no filme "007 Contra Goldeneye", que estreou em novembro de 1995 e trazia o ator irlandês Pierce Brosnan como o intérprete do personagem. O sua presença no filme fez tanto sucesso que a marca alemã teve que aumentar de 20 para 100 carros a produção da série especial James Bond Edition, além de ter iniciado 1996 com toda a produção anual de 15 mil unidades já comercializada.

A carroceria do Z3 foi criada pelo designer japonês Joji Nagashima , que foi o responsável também por criações como o Série 3 de geração E90 e o Série 5 E39. Seguindo o espírito do modelo 507 dos anos 1950, se caracterizava pela carroceria com capô longo e traseira curta.


Você viu?

Em seu lançamento, o roadster podia ser equipado com motores 1.8 e 1.9 de quatro cilindros, capazes de desenvolver 115 e 143 cv. Mas ao longo do tempo o Z3 passou a incorporar os motores maiores da gama da BMW. O primeiro deles foi o tradicional 2.8 de seis cilindros em linha e 193 cv, incorporado em 1997.

Mas o ponto foi o Z3M, equipado com o um motor 3.2 de seis cilindros e 321 cv, lançado em 1998. O Z3 serviu de base ainda para o  BMW Z3M V12 , um conceito equipado com um motor de 12 cilindros e 326 cv que foi criado para demonstrar a capacidade do compartimento do motor do modelo.

Z3 Coupé

BMW Z3M Coupe: raríssima versão vinha com motor de seis cilindros, de 321 cv, também usado no esportivo M3
Newspress/Divulgação
BMW Z3M Coupe: raríssima versão vinha com motor de seis cilindros, de 321 cv, também usado no esportivo M3


Além do roadster, o BMW Z3 foi oferecido também na variação Coupé. Lançada em 1998, trazia uma carroceria que compartilhava os principais elementos com o conversível, mas com uma capota de metal que se estendia até o porta-malas e deixava o esportivo com o visual típico de um hatch.

Os BMW Z3 Coupé eram comercializados apenas com mecânica de seis cilindros: o BMW Z3 Coupé 2.8i com 193 cv, o 3.0i com 231 cv e as versões M com 321 cv e 325 cv.

Levemente reestilizados em 1999, cupê e roadster do BMW Z3 seguiram em produção até 2002, quando foram substituídos pelo Z4 de primeira geração. A produção total foi de 297.087 unidades.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários