Veja 5 versões do Ford Fusion que não tivemos no Brasil

Sedã grande importado do México foi sucesso de vendas no mercado brasileiro por mais de uma década

Produzido no México entre 2005 e 2020, o Ford Fusion era considerado um sedã médio na América do Norte, que enfrentava modelos como o Toyota Camry e o Honda Accord . Para isso, apostava em uma plataforma e conjunto mecânico em grande parte desenvolvidos pela Mazda, marca japonesa que na época contava com uma grande participação acionária da Ford. No Brasil, o sedã chegou em 2006, pouco depois do seu lançamento internacional.


Aqui o Ford Fusion era considerado um carro de prestígio e acabou encantando o público com a combinação de porte avantajado e bom preço, liderando entre os sedãs grandes logo em seu ano de estreia, com pouco mais de 7 mil unidades emplacadas. O sedã foi um dos primeiros automóveis a ganhar uma versão híbrida no mercado brasileiro, em 2010, reflexo da popularidade que teve por aqui ao longo de quase toda a sua vida.

O Fusion deixou de ser produzido em julho do ano passado, mas pouco antes disso a marca já havia anunciado o seu fim no Brasil. Reflexo da decisão da marca de focar no desenvolvimento e produção de SUVs . Confira abaixo algumas versões do modelo que não tivemos no Brasil.

1 - Fusion S

Ford Fusion S: sem bancos de tecido, faróis auxiliares de neblina, entre outros itens, sedã mais simples não veio ao Brasil
Foto: Divulgação
Ford Fusion S: sem bancos de tecido, faróis auxiliares de neblina, entre outros itens, sedã mais simples não veio ao Brasil


Nos Estados Unidos, o Fusion tinha um posicionamento de mercado diferente do mercado brasileiro, que dava margem para que o sedã tivesse versões bem menos equipadas quando comparadas ao topo de linha SEL da primeira geração.

Equipada com o motor 2.3, de quatro cilindros e 162 cv, trazia bancos de tecido e deixava de lado os faróis de neblina. Já as rodas de liga leve só estavam disponíveis como opcional.

2 -  V6 Flex

Foto: Divulgação
Ford Fusion V6 Flex: nos EUA, o sedã tinha versão que funcionava com E85, mistura de 85% de etanol e o restante de gasolina


Outra variante da primeira geração do Fusion que nunca foi oferecida oficialmente no Brasil era a convertida para rodar com o gasolina e também com o combustível E85 oferecido nos postos dos Estados Unidos.

O E85 é um combustível que traz 85% de etanol e 15% de gasolina em sua composição, o que exigiu a recalibração do motor 3.0 V6, que desenvolvia 243 cv. Por aqui, teríamos uma versão Flex do Fusion somente na segunda geração, lançada em 2013. E apenas com o motor 2.5, de quatro cilindros, inclusive, com a rara opção de câmbio manual.

3 - Híbrido Plug-in

Foto: Divulgação
Ford Fusion Energi: no Brasil, tivemos o sedã híbrido, mas não com a possibilidade de carregar as baterias na tomada


A versão híbrida do Fusion foi lançada no mercado internacional em 2009, ainda na primeira geração do modelo. Mas um híbrido plug-in só foi lançado nos Estados Unidos em 2013, na segunda geração.

Com o nome de Fusion Energi, tinha uma potência combinada de 265 cv (75 cv a mais do que no híbrido convencional vendido por aqui) e podia rodar até 35 km apenas utilizando o propulsor elétrico.

4 - Fusion Sport

Foto: Divulgação/Ford
Ford Fusion Sport: fazia jus ao sobrenome, com motor de 325 cv, mas ficou longe do Brasil por questões mercadológicas


Na segunda geração do Fusion, a Ford seguiu a tendência do downsizing e trocou os motores de seis cilindros por outros sobrealimentados, de quatro cilindros.

Essa estratégia só mudou em 2016, quando a marca lançou uma versão Sport do sedã, que trazia suspensão com ajuste esportivo e um motor 2.7 V6 de 325 cv.

5 - "Fusion" SW

Foto: Divulgação
Ford Mondeo Estate: chegou a ser vendida no Brasil, mas em gerações anteriores, importada da Bélgica


Lançada em 2014, a quarta geração do europeu Ford Mondeo era basicamente o Ford Fusion das Américas com algumas alterações visuais e a opção de motores a diesel.

Mas isso não impediu que a marca desenvolvesse uma variação específica do modelo para o lado de lá do Atlântico. Feita na Espanha, a perua Mondeo (ou seria Ford Fusion ?) Estate ainda é vendida na Europa, com motorizações diesel ou híbrida.