Volvo põe esportivo P1800 Cyan para andar de lado na neve

Vídeo da equipe de competições sueca mostra cupê criado sob um carro dos anos 1960 nas estradas do norte da Suécia

Volvo P1800 Cyan: cupê sueco mostra que é mesmo divertido de dirigir com tração traseira e motor potente
Foto: Divulgação
Volvo P1800 Cyan: cupê sueco mostra que é mesmo divertido de dirigir com tração traseira e motor potente


Equipe por trás do Volvo P1800 Cyan, um cupê dos anos 1960 restaurado para se transformar em um esportivo atual, o time de automobilismo sueco Cyan Racing levou a máquina de 420 cv para enfrentar temperaturas de -20° C nas estradas congeladas do norte da Suécia.


O resultado foi um vídeo impressionante que você confere a seguir. "Todas as propriedades básicas que buscamos atingir [com este projeto] foram amplificadas ao dirigir nas condições de baixa aderência do gelo e da neve", destacou Mattias Evensson, gerente do projeto Volvo P1800 Cyan e chefe de engenharia da Cyan Racing. Para adaptar a máquina ao novo ambiente, uma das poucas modificações foram a instalação de pneus para neve.

O P1800 Cyan surgiu como um P1800 comum produzido em 1964, que foi totalmente desmontado e reconstruindo seguindo novas especificações, com a carroceria modificada para abrigar a bitola mais larga e reforçada com o uso de fibra de carbono e aços de alta resistência.

Espírito renovado


No lugar do 1.8 original de pouco mais de 100 cv, o P1800 Cyan ganhou um motor 2.0 turbo de 420 cv, vindo de um Volvo S60 de corrida, e que foi combinado a um câmbio manual de cinco marchas para tracionar as rodas traseiras. Os conjuntos de direção, freio (com discos nas quatro rodas), e suspensão (ajustável na dianteira e traseira) também são atuais. Mas os toques de atualidade terminam por ai. O Cyan não traz nenhum auxílio eletrônico de condução, além de dispensar o ABS e a servo-assistência dos freios.

No visual externo, chamam a atenção as rodas forjadas de 18" calçadas com pneus Pirelli P Zero. Já por dentro, o  Volvo P1800 Cyan recebeu gaiola de proteção e bancos de competição, mas foi mantido o mais próximo possível da configuração original, com relógios analógicos no painel e revestimentos no estilo dos anos 1960.