iG Carros Podcast: a dura realidade da eletrificação no Brasil

País não tem plano nacional de eletrificação como outros países; debatemos sobre

Nissan Leaf: destaque na Europa, mas o modelo ainda  é pouco conhecido no Brasil
Foto: Divulgação
Nissan Leaf: destaque na Europa, mas o modelo ainda é pouco conhecido no Brasil

Acostume-se a ler mais sobre carros elétricos por aqui, pois eles devem ser dominantes em todo o mundo até o fim da década. No Brasil, muito se fala sobre este fenômeno, mas pouco é feito para que a categoria se torne mais acessível. Faltam incentivos, carregadores e estrutura elétrica adaptada para este tipo de veículo.

No Chile, a ex-presidente Michelle Bachelet oficializou sua Estratégia Nacional de Eletromobilidade em 2017, com o objetivo de atender aos objetivos climáticos da Organização das Nações Unidas (ONU). A meta traçada por Bachelet e seus ministérios sugere que 40% dos carros particulares e 100% dos veículos de transporte público sejam movidos a eletricidade até 2050. 

Apesar de ser o país mais desenvolvido da América Latina, o Brasil não conta com um plano de eletrificação como o do Chile. É sobre isso que falaremos no segundo episódio do iG Carros Podcast .

A eletrificação deverá ganhar muita força no mercado premium brasileiro , onde as vendas de híbridos e elétricos subiram 66% durante a pandemia. Para o empresário Áureo Brandão, sócio da AvantGarde Motors, uma das maiores lojas de veículos premium do país, o segmento dos eletrificados deverá corresponder a cerca de 70% das vendas de carros de luxo no Brasil até 2030 .

Você viu?

Foto: Divulgação
Audi e-tron Sportback foi destaque entre os carros elétricos premium lançados em 2020, mas custa R$ 551.990

“Sentimos certa resistência na compra de carros elétricos fora do segmento de luxo. O Renault Zoe, por exemplo, é muito comum para ter um valor tão elevado”, disse Brandão, referindo-se ao modelo 100% elétrico da marca francesa que parte de R$ 203.678.

Enquanto um Tesla Model 3 custa US$ 37.499 e não pesa no bolso de um americano da classe média , veículos térmicos devem continuar fazendo parte do ecossistema dos brasileiros pelos próximos vinte anos.

Você também acha que carros elétricos podem dominar o mercado premium no Brasil? Confira acima a versão em vídeo do podcast.

Se interessou pelo tema? Confira outras matérias sobre eletrificação e o futuro da mobilidade no Brasil e no mundo: