Conceito Toyota Aygo X prologue vai substituir o urbano Aygo na Europa
Divulgação
Conceito Toyota Aygo X prologue vai substituir o urbano Aygo na Europa


Nesses tempos em que até sedãs como o Renault Logan ganham adereços visuais para se aproximar dos SUVs, a Toyota deu mais um passo em direção à moda de transformar todos os carros em utilitários esportivos. Recentemente, o fabricante japonês revelou na Europa o Aygo X prologue , um misto de hatch subcompacto e SUV.


O conceito, projetado pelo ED, o escritório de design da Toyota na França, adianta as linhas do substituto do Aygo. Em sua 2ª geração, lançada em 2014, o hatch feito na República Checa é atualmente um subcompacto urbano menor do que o Fiat Mobi e que compartilha o mesmo projeto básico com os também urbanos Peugeot 108 e Citroën C1.

O Toyota Aygo X prologue aposta em rodas de grandes dimensões e suspensão elevada, carroceria em dois tons com linhas musculosas e molduras plásticas nos para-lamas dianteiros, além do teto com barras longitudinais integradas. Na dianteira, chamam a atenção o LED que se estende por toda a área frontal, além do para-choque com uma grande entrada de ar central, que abriga as luzes auxiliares de LED.


"Todos merecem um carro legal. Quando olho para o Aygo X prologue, eu me sinto extremamente orgulhoso de dizer que a equipe do ED criou exatamente isso. Estou empolgado para ver ele revolucionando o seu segmento", destacou o presidente do ED, Ian Cartabiano, em um comunicado divulgado pela Toyota.

Ainda sem dados técnicos, a versão de produção do Aygo X prologue deverá ser lançada entre o final deste ano e o início de 2022. O modelo irá compartilhar com o Yaris europeu a variação GA-B da plataforma modular da Toyota, que no mercado brasileiro é vista em sua variação "C" no sedã Corolla e no recém-lançado SUV Corolla Cross .

E no Brasil?

Nissan Magnite
Divulgação
Nissan Magnite


Seguindo essa mesma linha da Toyota para o novo Aygo, a Renault até tentou emplacar o Kwid no mercado brasileiro como o "SUV dos compactos", inclusive oferecendo a versão Outsider, recheada de adereços de temática aventureira. Mas se o modelo não é visto exatamente como um utilitário esportivo, pelo menos a sua plataforma servirá de base para o Nissan Magnite , SUV subcompacto "de verdade" projetado na Índia. O modelo será feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR) a partir de 2022.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!