Hyundai Santa Cruz começa a ser vendida nos Estados Unidos ainda este mês
Divulgação
Hyundai Santa Cruz começa a ser vendida nos Estados Unidos ainda este mês

A Hyundai revelou oficialmente a nova picape Santa Cruz 2022, futura rival da Fiat Toro que pode ser lançada no Brasil nos próximos anos. O primeiro mercado a receber o modelo inédito será os Estados Unidos, onde as vendas começam até o fim do mês – em seguida, ela será distribuída no resto da América do Norte. 

Seu desenho tem elementos futuristas marcantes, como os faróis dianteiros 100% integrados à grade frontal. Quando as luzes em LED estão apagadas, não é possível distinguir onde os lustres estão localizados.

A traseira tem a mesma pegada, com as lanternas em LED invadindo a tampa da caçamba . Acima do para-choque, a Hyundai inseriu o nome ‘Santa Cruz’ em relevo.

Segundo a fabricante, a Santa Cruz tem 4,97 metros de comprimento (contra 1,94 m da Toro) , 1,90 m de largura (contra 1,84 m), 1,69 m de altura (contra 1,74 m) e 3 m de entre-eixos (contra 2,9 m). As medidas são próximas da futura Ford Maverick , modelo que também é promessa para o Brasil em 2022.

Produzida com base no Tucson , a Santa Cruz tem diversos elementos do SUV em seu interior. A começar pela central multimídia de 10 polegadas, instalada em moldura preta, que conta com GPS nativo e pareamento Android Auto e Apple CarPlay. À frente do motorista, o cluster 100% digital pode ser configurado pelo volante multifuncional.

Você viu?

A Hyundai escondeu porta-objetos por toda a carroceria, com destaque para um localizado abaixo do banco traseiro. Entre os acessórios, a fabricante disponibilizou uma proteção para a porta da caçamba, caso o proprietário queira transportar bicicletas.

A Santa Cruz conta com duas opções de mecânica na América do Norte: as versões de entrada terão o motor 2.5 aspirado com injeção direta, capaz de desenvolver 190 cv de potência e 25 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito velocidades. 

Os modelos mais caros levam motor 2.5 turbo a gasolina de 275 cv de potência e 42,9 kgfm de torque, mas dessa vez com transmissão automatizada de oito marchas. Em ambos os casos, a tração é integral. 

A Hyundai Santa Cruz conta com muitos equipamentos de série, como sistema de frenagem de emergência, detecção de pedestres e assistente de permanência em faixa. Entre os opcionais, destaque para alerta de tráfego cruzado e piloto automático adaptativo.

No Brasil

Creta STC foi mostrado no Salão do Automóvel de 2016, mostrando que a Hyundai está de olho na categoria
Nicolas Tavares/iG Carros
Creta STC foi mostrado no Salão do Automóvel de 2016, mostrando que a Hyundai está de olho na categoria

Durante o Salão do Automóvel de 2016, a Hyundai apresentou o conceito Creta STC, sinalizando que considerava uma rival para Fiat Toro e Renault Duster Oroch com base no SUV compacto . Mas desde então, a fabricante não deu indícios de que o modelo verá a luz do dia.

Vários fatores comprovam que a Hyundai Santa Cruz seria muito mais cara que a Fiat Toro no Brasil. A começar pelo tamanho, onde supera o modelo da FCA em todas as suas proporções. Além disso, a picape coreana é muito mais tecnológica e segura que a rival brasileira. A Hyundai não revelou planos de produzir o modelo em Piracicaba (SP)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!