Toyota BZ4X Concept: ainda é um protótipo, mas a versão de produção deverá mudar muito pouco
Divulgação
Toyota BZ4X Concept: ainda é um protótipo, mas a versão de produção deverá mudar muito pouco

A Toyota apresentou recentemente as primeiras imagens oficiais do seu SUV conceitual, uma prévia do que poderá ser o novo sucessor do RAV4. Batizado de bZ4X Concept, o carro-conceito é o primeiro de sua submarca de veículos totalmente elétricos, denominado BZ  (Beyond Zero), ou seja, zero emissões de poluentes.

A sua plataforma totalmente nova foi desenvolvida em parceria com a conterrânea Subaru e-TNGA e será dedicada aos demais veículos elétricos à bateria, tanto da Toyota quanto da Subaru que também fará seus novos carros elétricos a partir desse “formato”.

Por falar em formato, o novo carro tem muito dos traços dos veículos da Lexus , a divisão de luxo da Toyota , e por isso, qualquer semelhança não é mera coincidência. Destaque para a frente com os faróis de traços angulares que acompanham a simetria dos ângulos que percorrem as laterais dando continuidade às lanternas recortadas num formato que lembra bumerangue.

Além disso, há uma régua fina que cumpre a missão de um pequeno defletor de ar traseiro. Segundo rumores, é possível que a versão definitiva não fique muito atrás dos esboços do modelo de estudo, principalmente na parte interior.

Você viu?

Um fato marcante será a tela sensível ao toque que apesar de estar cada vez mais presente nos veículos, os botões tradicionais ainda estão lá no painel central. Por falar nele, no de i nstrumentos , é possível configurá-lo da forma que for mais conveniente e propícia ao condutor. Outra peculiaridade do modelo será a cabine com muito espaço interno e abuso de materiais sustentáveis, reforçando que a Toyota leva a sério o fator da sustentabilidade.

Nova era dos SUVs elétricos

Interior vem com ampla tela do sistema de multimídia e estilo futurista tanto do cluster quanto do volante
Divulgação
Interior vem com ampla tela do sistema de multimídia e estilo futurista tanto do cluster quanto do volante


Apesar de a montadora não revelar muito detalhes técnicos, o que se sabe até o momento é que o BZ4X Concept será baseado na plataforma e-TNGA e que terá tração nas quatro rodas.

Este será o primeiro de uma relação de novos 15 modelos 100% elétricos no futuro sendo que sete deles levarão o prefixo bZ lembrando que a marca já registrou os nomes BZ1, BZ2, BZ2X, BZ3, BZ4, BZ4X e BZ5.

Para diferenciá-los, os modelos com o ‘X’ virão com uma configuração de motor duplo e um sistema de tração nas quatro rodas. Segundo a Toyota , o bZ4X será produzido na China, além é claro, do Japão; e em breve pretende expandir as vendas em todo o mundo a partir de meados de 2022 .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!