A fabricante chinesa Great Wall Motors tem interesse em abrir uma fábrica de carros elétricos e utilitários leves no Rio de Janeiro, segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Executivos da fabricante estão em contato com autoridades brasileiras desde a semana passada.
Se as negociações avançarem, a Great Wall Motors pretende iniciar oficialmente as operações no Brasil em 2022, segundo a apuração do jornal. Assim como Geely , GAC e Changan , a Great Wall sempre figurou entre as fabricantes chinesas interessadas em investir no mercado brasileiro.
Fundada em Baoding (China) em 1984, a Great Wall Motors se tornou a maior montadora privada de seu país na última década. O crescimento chamou atenção da BMW, que fechou uma parceria com a fabricante chinesa para a produção de veículos elétricos no ano passado.
Ela já está presente na Argentina e na Bolívia, e tem o Chile como seu principal mercado na América do Sul. Em março, a Great Wall Motors anunciou o executivo Anderson Suzuki, ex-Toyota do Brasil, como diretor de planejamento de produto para América do Sul e Central, sinalizando que está muito próxima de oficializar sua presença no mercado nacional.