Novo SUV da Fiat se chamará Pulse; veja o que já sabemos

Utilitário compacto estreia motor 1.0 turbo contra VW T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks

Fiat Pulse chega para disputar uma vaga de destaque no segmento que mais cresce hoje em dia
Foto: Divulgação
Fiat Pulse chega para disputar uma vaga de destaque no segmento que mais cresce hoje em dia

O novo SUV compacto da Fiat se chamará Pulse . O anúncio do nome escolhido pelos clientes foi feito pela fabricante italiana em evento online realizado nesta quarta-feira (2). Além de Pulse , a audiência da Fiat também poderia escolher entre os nomes Tuo e Domo .

O Pulse é o segundo SUV da história da Fiat para o Brasil – e o primeiro nacional na categoria, produzido em Betim (MG). Antes dele, a marca contou com o crossover Freemont, que esteve nas lojas entre 2011 e 2016 com passagem discreta, que tinha logo da Fiat, mas era produzido pela Dodge .

O objetivo do modelo é fortalecer a presença do Grupo Stellantis no segmento que mais cresce no Brasil. Além do Pulse, a joint-venture conta com o Jeep Renegade, Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008 entre os utilitários compactos. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), o segmento de SUVs como um todo já corresponde a 36% de todos os modelos vendidos no Brasil. 

Foto: Divulgação
Veja o que sabemos sobre o Fiat Pulse, que chega às lojas no segundo semestre, provavelmente em agosto

Abaixo do capô, o Pulse trará o novo motor 1.0 turbo de três cilindros da Fiat , que deverá desenvolver algo em torno de 120 cv de potência e 17 kgfm de torque, entregues em baixas rotações. O câmbio será automático de seis velocidades, fornecido pela Aisin. 

O modelo estreia a plataforma MLA , que é feita com 66% de aços de alta resistência e conta com nova travessa inferior, estrutura lateral de impacto e linha de carga. Na parte de suspensão, terá eixo rígido traseiro, com centro de rolagem reduzido, aumento de rigidez lateral e novos amortecedores.

No caso do Pulse , a marca antecipa que a distância entre-eixos será de 2,53 metros, sendo quatro centímetros mais curto que o entre-eixos do Jeep Renegade . Isso não significa necessariamente que o modelo da Fiat terá menos espaço interno que o Jeep, uma vez que a posição do painel, dos bancos e o tamanho do porta-malas influenciam diretamente no habitáculo.

O Fiat Pulse  chegará às lojas no segundo semestre, provavelmente em agosto, já como modelo 2022. Novas informações serão reveladas próximas ao lançamento.