Fiat Strada é o principal destaque entre os modelos novos mais vendidos no Brasil e também aparece no top 10 dos usados
Divulgação
Fiat Strada é o principal destaque entre os modelos novos mais vendidos no Brasil e também aparece no top 10 dos usados

A plataforma online Mobiauto faz um levantamento  sobre comportamento de “intenção de compra” dos consumidores de automóveis e comerciais leves no Brasil, tanto novos quando usados. Entre as conclusões a que chegaram está a presença de apenas dois SUVs na lista dos 10 modelos vendidos.

Além disso, o estudo também mostra que a linha de picapes da Fiat faz bastante sucesso, com  Strada e Toro correspondendo a mais de 10% de todos os cliques de consumidores que compram carros novos.

1 Fiat Strada 5,63%
2 Fiat Toro 4,95%
3 Chevrolet Onix 4,81%
4 Hyundai HB20 4,39%
5 Nissan Kicks  4,22%
6 Fiat Argo 3,39%
7 Nissan Versa 2,67%
8 Chevrolet Onix Plus 2,66%
9 Mercedes-Benz Sprinter 2,48%
10 Hyundai Creta 2,33%

Outra constatação interessante é que o Mercedes-Benz Sprinter aparece como destaque entre os comerciais leves mais procurados por empresas. Para o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o levantamento exclusivo executado pela empresa mostra a volatilidade do comportamento de intenção de compra do cliente ,traduz o “poder de fogo” das marcas na mídia e os ciclos de lançamentos e reestilizações.

“O SUV mais acessado no nosso site é o Nissan Kicks, que é apenas o 7º mais vendido entre os zero km. Como explicar isso?”, indaga. “Simples: ele foi renovado há pouco tempo, o que estimula o interesse. Além disso, percebemos que o cliente se informa, tira dúvidas e até conhece o produto utilizando a plataforma Mobiauto para suas consultas, sejam nos anúncios ou no nosso conteúdo editorial.

O executivo também  explica que, "ainda que o público em geral opte pelo Jeep Renegade , que é o campeão de vendas do segmento, na hora efetiva da compra, o levantamento de dados a respeito dos concorrentes é realizado no site”, explica.

No caso das picapes, Castro Jr. lembra que a presença de Strada e Toro , além de exibirem a soberania da marca no segmento, despertaram atenção por terem sido renovadas há pouco tempo.

No caso da Strada, ela também conta com a longa fila de espera para a compra da versão zero km. “A Toro não tem fila, mas a da Strada ultrapassa 2 meses, dependendo da versão. Isso intensifica as pesquisas dos clientes, que passam a ‘caçar’ alguma unidade com prazo inferior de entrega", diz

Você viu?

Agora veja a lista dos seminovos que geram mais interesse:

1 Chevrolet Onix 3,51%
2 Toyota Corolla 2,64%
3 Ford EcoSport 2,56%
Ford Ka 2,43%
5 Chevrolet Prisma 2,32%
6 Hyundai HB20 2,25%
7 VOlkswagen Gol 2,23%
8 Honda Civic 2,11%
9 Renault Sandero 1,94$
10 Fiat Strada 1,90%

Entre os usados, a procura por SUV´s é menor do que se supunha. Dos dez mais acessados, apenas um na lista. E, curiosamente, o mérito coube ao descontinuado Ford EcoSport.

Chama a atenção a presença do Toyota Corolla na vice-liderança. Ainda que seja um campeão de vendas em seu segmento, ele não é páreo na venda de zero km para veículos mais baratos. Mas dá o troco quando é usado.

Chevrolet Onix é o seminovo mais vendido conforme o levantamento da Mobiauto com 3,51% das vendas na plataforma
Renato Maia/Falando de Carros
Chevrolet Onix é o seminovo mais vendido conforme o levantamento da Mobiauto com 3,51% das vendas na plataforma

Sant Clair Castro Jr. enxerga um fenômeno atípico na procura intensa pelo Ford EcoSport, que seria normalmente antagônica a um modelo fora de produção. “O EcoSport é o SUV mais tradicional do país, presente no mercado desde 2003.

Quando um best-seller como esse sai de produção, o cliente fiel corre para a Mobiauto e começa a pesquisar os preços . Quem sabe não começam a cair e ele se anima em adquiri-lo? Do mesmo modo, as centenas de milhares de atuais proprietários, preocupados com o mesmo fenômeno, entram no site para checar as cotações com receio da depreciação do seu patrimônio”, sentencia.

O consultor também opina sobre a excelente performance do Toyota Corolla , que é o segundo seminovo mais procurado do país, de acordo com a Mobiauto. “Engana-se quem acha que o carro usado é uma compra totalmente racional. Ter mais clientes interessados nos anúncios de Corolla comprova que a aquisição de um modelo com um ou dois anos de uso é absolutamente aspiracional.

Claro que a fama de confiabilidade e durabilidade da Toyota conta. Mas fica claro, pelo volume de acessos, que há milhares de pessoas ‘sonhando’ com o seu Corolla usado”, explica Castro Jr.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários