Um meme muito popular na internet traz a seguinte colocação: o Brasil não é para amadores. De fato, não é. Mas nosso ecossistema é tão volátil quando tratamos de questões econômicas que pode driblar até mesmo os executivos mais competentes do mercado automotivo .

Não é incomum que uma marca anuncie um modelo, deixe o tempo passar e não toque mais no assunto. Partindo disso, a reportagem do iG Carros relembra 5 ocasiões recentes em que fabricantes anunciaram modelos que logo caíram no esquecimento do grande público. Acompanhe.

1 - VW Atlas Cross Sport

VW Atlas Cross Sport: SUV médio é especulado como novo substituto do Touareg
Divulgação
VW Atlas Cross Sport: SUV médio é especulado como novo substituto do Touareg

A Volkswagen vive um impasse desde que tirou o Touareg do catálogo brasileiro. A nova geração do SUV de porte grande ficou mais rebuscada e cara, fator que poderia aumentar muito seu patamar de preço em nosso mercado. Neste cenário, o Atlas Cross Sport foi apontado como alternativa.

O Atlas Cross Sport tem o visual de SUV-cupê que está na moda e o mesmo motor 2.0 TSI de 230 cv de outros modelos Volkswagen no Brasil. A marca alemã nunca chegou a confirmá-lo, mas registrou suas patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) no começo de 2020. Resta saber se os planos terão continuidade com o avanço da vacinação no país.

2 - Renault Alaskan

Renault Alaskan: matriz brasileira enfrenta pressão argentina para que modelo seja vendido no país
Divulgação
Renault Alaskan: matriz brasileira enfrenta pressão argentina para que modelo seja vendido no país

Pense em uma novela enrolada! A Renault anunciou a picape média Alaskan na metade de 2018, despertando expectativas sobre uma possível estreia no Salão do Automóvel daquele ano. Mas durante o evento, a marca nem chegou a mencionar o lançamento do modelo. A picape sequer estava no palco durante a apresentação à imprensa, que foi transmitida ao público geral pela internet.

Os planos de produzir a Alaskan na Argentina começaram a esfriar ao longo de 2019. A marca chegou a cancelar produção, mas voltou atrás em 2020, um pouco antes do início da pandemia. A picape só chegou aos concessionários argentinos no último mês de outubro.

Neste momento, a Alaskan está em “banho-maria” para o nosso mercado. A Renault do Brasil enfrenta pressão da matriz argentina para que a picape seja vendida por aqui. Unidades do modelo foram flagradas no Paraná ao longo do último mês, colocando lenha nos rumores de que a história pode ter um desfecho. Vamos acompanhar…

3 - Mercedes-Benz Classe X

Mercedes-Benz Classe X: confirmada em 2016, fabricante optou por cancelar os planos em 2019
Divulgação
Mercedes-Benz Classe X: confirmada em 2016, fabricante optou por cancelar os planos em 2019

Outro modelo que deu uma ‘flopada’ foi a Classe X , a primeira picape média da história da Mercedes-Benz . Ela foi confirmada para o mercado brasileiro pela fabricante em 2016, quando o projeto ainda estava sendo finalizado. A produção seria na Argentina, na fábrica da Nissan, em Córdoba.

Em 2019, a Mercedes-Benz reconsiderou e decidiu encerrar os planos de produzir a Classe X no país vizinho. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, a matriz brasileira tinha interesse em lançar o modelo e já negociava o arranjo de vendas com os concessionários. A Classe X seria vendida tanto nas concessionárias de automóveis quanto veículos comerciais da Mercedes-Benz, em um arranjo semelhante ao da Volkswagen Amarok. Infelizmente, não rolou.

4 - Chevrolet Silverado

Chevrolet Silverado: chegada foi adiada na Argentina, esfriando os planos para o Brasil
Divulgação
Chevrolet Silverado: chegada foi adiada na Argentina, esfriando os planos para o Brasil

A Chevrolet nunca escondeu o interesse em vender a última geração da picape de grande porte Silverado na América Latina. O primeiro país a receber a novidade seria a Argentina, onde o modelo chegou a ser exposto ao público ao longo de 2020. Se a picape tivesse boa recepção pelos hermanos, teria chances maiores de ser lançada no Brasil.

Em abril de 2021, a Chevrolet anunciou o adiamento do lançamento da Silverado na Argentina. Segundo a marca, trata-se de uma estratégia para priorizar modelos de maior apelo na região. Com isso, uma eventual importação para o Brasil também esfriou.

Resta saber se a Chevrolet dará continuidade aos planos de lançar a Silverado na América Latina, ou se os planos serão definitivamente cancelados.

5 - Citroën C5 Aircross

Citroën C5 Aircross: pandemia e fusão com a FCA atrapalharam os planos de lançamento
Divulgação
Citroën C5 Aircross: pandemia e fusão com a FCA atrapalharam os planos de lançamento

Quando a Citroën prometeu três novos modelos no Brasil até 2023, o SUV médio C5 Aircross era o primeiro nome na lista. Os executivos só não poderiam contar com dois fatores: o início da pandemia em março de 2020 e a fusão do Grupo PSA com a FCA Automobiles em janeiro de 2021. 

Com isso, a chegada do Citroën C5 Aircross retornou à incerteza. Ele foi lançado na Argentina em julho de 2020, mas sua importação para o mercado brasileiro se tornou um assunto nebuloso para a marca. Julgando o novo posicionamento da Citroën, que tirou 3 modelos de linha de uma só vez em nosso mercado, o SUV médio dificilmente virá ao Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!