Eles já foram muito requisitados e alguns clientes não hesitavam em pagar mais caro só para ter algo que era notório e davam um certo status.
Mas o tempo foi passando e estes objetos de desejo se tornaram obsoletos, seja pela evolução da tecnologia, mudanças de hábitos ou mesmo aumento da segurança.
Seja qual for o motivo, listamos alguns deles só para você matar a saudade.
1 - Peruas
As peruas eram opções para famílias numerosas e necessitasse de espaço extra, mas as minivans tomou conta do mercado como a minivan Renault Scénic que no Brasil alavancou no segmento, mas a Fiat Weekend resistiria até 2020. A bola da vez está sendo os SUVs que vem crescendo vertiginosamente.
2 - Duas portas
Raras nos anos 90, dizia a lenda que as portas extras eram sinônimos de táxi e ainda carregavam o peso de serem inseguras por conta das crianças abrirem acidentalmente.
Hoje são preferência até no segmento dos “populares mais básicos” e o de duas portas, definitivamente foram deixando o mercado aos poucos. O VW Gol foi um dos últimos a oferecer essa configuração.
Você viu?
3 - Acendedor de cigarros
Antes, a tomada 12v dos veículos era um item indispensável e só serviam para aquecer o acendedor de cigarros, mas com as campanhas da lei antifumo, o hábito de ter o item no carro foi se acabando; e servem para acomodar adaptadores para carregar celulares e outros aparelhos. Em alguns carros, é possível comprar o acessório à parte nas revendas autorizadas.
4 - Antena
Defasadas nos veículos novos, antes só tinham essas antenas telescópicas como opção para quem quisesse ouvir o rádio, mas hoje só é requisitada para atender o mercado de antigos e nos modelos mais novos, há basicamente há as do tipo de teto e suas variações no formato, além das internas que vão inseridas no para-brisa.
5 - Equalizador
Ter um equalizador instalado abaixo do sistema de rádio era o status na década de 90. Com o avanço no sistema de som ao longo dos anos, hoje virou peça de museu já que a moda são as centrais multimídias oferecem a mesma função com um simples toque na tela e muito mais intuitivas.