Saiba cinco acessórios ou configurações de carros que já tiveram dias de glória

A tendência de mercado e a busca por mais praticidade foram os fatores determinantes da extinção desses opcionais


Chevrolet Ipanema, época em que as peruas de duas portas eram requisitadas pela preferência dos brasileiros
Foto: Divulgação
Chevrolet Ipanema, época em que as peruas de duas portas eram requisitadas pela preferência dos brasileiros

Eles já foram muito requisitados e alguns clientes não hesitavam em pagar mais caro só para ter algo que era notório e davam um certo status.

Mas o tempo foi passando e estes objetos de desejo se tornaram obsoletos, seja pela evolução da tecnologia, mudanças de hábitos ou mesmo aumento da segurança.

Seja qual for o motivo, listamos alguns deles só para você matar a saudade.


1 - Peruas

Foto: Divulgação
Fiat Weekend foi a última perua a dar adeus ao então extinto segmento de peruas no Brasil

As peruas eram opções para famílias numerosas e necessitasse de espaço extra, mas as minivans tomou conta do mercado como a minivan Renault Scénic que no Brasil alavancou no segmento, mas a Fiat Weekend resistiria até 2020. A bola da vez está sendo os SUVs que vem crescendo vertiginosamente.


2 - Duas portas

Foto: Divugação
Gol Trendline foi um dos últimos modelos oferecidos no Brasil com apenas duas portas

Raras nos anos 90, dizia a lenda que as portas extras eram sinônimos de táxi e ainda carregavam o peso de serem inseguras por conta das crianças abrirem acidentalmente.

Hoje são preferência até no segmento dos “populares mais básicos” e o de duas portas, definitivamente foram deixando o mercado aos poucos. O VW Gol foi um dos últimos a oferecer essa configuração.

3 - Acendedor de cigarros

Foto: Reprodução
Acendedor de cigarros já foi muito usado até o final dos anos 1990.No lugar dele, hoje em diam fica uma tomada de 12V


Antes, a tomada 12v dos veículos era um item indispensável e só serviam para aquecer o acendedor de cigarros, mas com as campanhas da lei antifumo, o hábito de ter o item no carro foi se acabando; e servem para acomodar adaptadores para carregar celulares e outros aparelhos. Em alguns carros, é possível comprar o acessório à parte nas revendas autorizadas.

4 - Antena

Foto: Reprodução
Antena telescópica já foi item requisitado, mas perdeu a vez para as do tipo interna e de teto

Defasadas nos veículos novos, antes só tinham essas antenas telescópicas como opção para quem quisesse ouvir o rádio, mas hoje só é requisitada para atender o mercado de antigos e nos modelos mais novos, há basicamente há as do tipo de teto e suas variações no formato, além das internas que vão inseridas no para-brisa.

5 - Equalizador

Foto: Reprodução
Equalizador de rádio já foi alvo de status como o do sistema de som deste Ford Escort XR3 (foto).

Ter um equalizador instalado abaixo do sistema de rádio era o status na década de 90. Com o avanço no sistema de som ao longo dos anos, hoje virou peça de museu já que a moda são as centrais multimídias oferecem a mesma função com um simples toque na tela e muito mais intuitivas.