A nova estratégia de veículos elétricos da JAC Motors

Fabricante se destaca vendendo utilitários comerciais; ouça no podcast

A van iEV750V, o SUV médio e-JS4 e o subcompacto e-JS1; modelos fazem parte do maior catálogo de elétricos do Brasil
Foto: Divulgação
A van iEV750V, o SUV médio e-JS4 e o subcompacto e-JS1; modelos fazem parte do maior catálogo de elétricos do Brasil

Em um intervalo de três semanas, a JAC Motors lançou dois modelos elétricos inéditos no Brasil. Estamos falando dos novos e-JS1 e e-JS4 , que se juntam ao catálogo de modelos sustentáveis da fabricante chinesa controlada pelo Grupo SHC.

Segundo a JAC Motors, o e-JS1 será o segundo carro dos proprietários, com a proposta de ser utilizado por toda a família para ir ao supermercado, academia ou faculdade. O e-JS4, por sua vez, tem o objetivo de ser o único modelo da família, ainda que a marca entenda que o público alvo tenha ‘bala’ para ter mais de um carro. Conversamos com o presidente da marca, Sergio Habib, para entender mais sobre o posicionamento para 2021. Ouça abaixo:

Podemos dizer que a JAC Motors inicia seu terceiro ciclo desde sua chegada. Quando estreou no Brasil em 2011, a fabricante tinha a proposta de oferecer modelos mais equipados que a concorrência em valores competitivos. Era possível comprar um JAC J3 completo pelo preço de um Volkswagen Gol de entrada, por exemplo. 

Em 2017, a marca parou de investir em hatches e sedãs compactos e lançou um ‘divisor de águas’ para sua história no Brasil. O JAC T40 chegou para peitar os SUVs de entrada que estavam bombando e aumentar o faturamento. O sucesso fez a fabricante cogitar sua nacionalização, mas os planos não avançaram.

A marca ainda importou o SUV médio T60 e o modelo de sete lugares T80, estes com desempenhos mais discretos no mercado.

Com o avanço do interesse por carros elétricos , o empresário Sergio Habib voltou a mudar o foco principal da JAC Motors em 2019. Se antes a fabricante queria ser conhecida como a ‘marca dos SUVs’, agora pretende criar uma abordagem mais sustentável. Habib pegou ‘carona’ na onda eco-friendly que passou a dominar o mercado internacional de logística e fez parcerias com dezenas de empresas para vender caminhões e utilitários elétricos.

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Além de SUVs elétricos, JAC Motors busca hegemonia no mercado de utilitários e caminhões

Uma das maiores clientes da linha de caminhões e utilitários elétricos da JAC é a PepsiCo. A empresa adquiriu 10 veículos para o transporte de seus produtos em centros urbanos. Se você mora em São Paulo e comprou um Gatorade ou um pacote de Ruffles recentemente, talvez a entrega tenha sido feita por um dos utilitários elétricos da JAC.

A rede de supermercados Carrefour, a seguradora Porto Seguro, a distribuidora de alimentos e a fábrica de bebidas Ambev também se tornaram clientes da linha de elétricos da JAC.

A partir de agora, a linha de SUVs 100% elétricos será composta da seguinte forma: e-JS1 (R$ 150.000), iEV20 (R$ 159.990), iEV40 (R$ 189.990), e-JS4 (R$ 249.990). A linha de comerciais leves e utilitários conta com os seguintes produtos: a picape iEV330P (R$ 299.990), a van iEV750V (R$ 386.990) e o caminhão iEV1200T (R$ 389.990).