Ao lançar um produto no mercado, é preciso elaborar uma série de decisões que envolvem desde a ideia até a finalização para ir ao consumidor. Com os carros isso não é diferente, mas é um pouco mais complexo, pois exige uma série de estudos e pesquisas de campo até a versão final ir para as ruas.
Apesar disso, há alguns estudos que acabam barrando no meio dessa transição e acabam sendo abortados. Listamos cinco exemplos deles. Confira:
Corsa A
Antes de ser lançado por aqui em 1994 para ocupar a lacuna do cansado Chevette , o Corsa já tinha dado as caras bem antes. Foi em 1983 quando a GM trouxe duas unidades do Opel Corsa A para testes. A ideia seria disputar mercado com Gol e Uno , mas não deu em nada.
Obvio 828
O Obvio 828 de Anísio Campos foi uma releitura do Dacon 828 de 1982. Veio em 2002 com mecânica triflex VW 1.6 para ser vendido pela internet e até teve motor elétrico, mas nunca foi pra frente, mesmo com a conquista do 18º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2004).
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San Vito S1
De Vito Simone, o esportivo 100% nacional San Vito S1 apareceu no Salão do Automóvel de 2008 e o único exemplar com motor VW turbo 1.8 de 180 cv e carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro nunca saiu de estágio de protótipo, mas se houver interessados...
Voyage “Bolinha”
Quando Gol, Parati e Saveiro chegaram à segunda geração, só faltaria o Voyage. O projeto até existiu, mas divergências na diretoria da VW o acabou engavetando. Por razões estratégicas e financeiras o Polo Classic teve a preferência, mas nunca foi um sucesso de vendas.
Democrata
A empresa IBAP (1963) desejava vender carros igual a VW. Para isso, contava com a ajuda de acionistas para financiar o projeto do Democrata, um veículo moderno e luxuoso, porém foi processada por utilizar recursos sem fabricá-los e teve de fechar as portas depois de cinco protótipos.