Que a GM está apostando em picapes elétricas no EUA não é novidade para ninguém, tanto é que a empresa já anunciou investimentos na ordem de US$ 51 milhões para fábrica de motores elétricos da picape Silverado .
De acordo com a marca norte-americana, a previsão é de lançar a Silverado EV até o início de 2023 - embora esteja confirmada a apreesentação já para o ínicio de 2022 - cuja fabricação será na planta da GM em Michigan na Factory Zero, e compartilhará a plataforma BEV3 com o Hummer .
O modelo terá uma difícil missão de rivalizar com picapes elétrica como Rivian R1T, Tesla Cybertruck e Ford F-150 Lightning
e promete esquentar a briga no segmento que está apenas crescendo na era dos EVs. A Ford
, por exemplo, encerrou as reservas de sua nova picape elétrica depois de receber 200 mil encomendas.
Baseado na plataforma Ultium, o Silverado EV será diferente do modelo movido a motor de combustão de mesmo nome. É provável que tenha mais em comum com o Hummer EV , que é baseado na mesma plataforma e será construído na mesma fábrica, perto de Detroit (EUA).
Apesar da marca não ter revelado detalhes técnicos da nova Silverado EV
, é possível que o utilitário receba a mesma motorização do Hummer EV
. Este, usa três motores independentes de 1.000 cv de potência e brutais 1.500 kgfm de torque.
É alimentado por baterias com 560 km de autonomia com carga total. Ao contrário da Silverado EV que deverá ter tração 4x2 e 4x4 , o Hummer EV conta com somente tração integral 4×4.