Conheça cinco carros que mantiveram suas linhas por décadas

Por mais que um projeto de carro tenha obtido um enorme sucesso, as montadoras buscam melhorias e atualizações para atender uma série de exigências sejam elas para atender a legislação, quanto ao próprio mercado que acaba ditando as regras. No entanto, as linhas que os consagraram precisam se manter atuais, mas sem deixar o DNA de lado. Exemplos disso é o icônico Fusca que já passou por inúmeras atualizações, mas sem perder a sua essência que o fez dele ser uma lenda mundial. Com base nessa linha de raciocínio, lembramos cinco exemplos de veículos que resistiram até quando puderam ao mercado com suas linhas praticamente irretocáveis.

1-) PORSCHE 911

Seu estilo inconfundível data de 1963 quando foi apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, com o nome de 901. De linhas simples e elegantes, o 911 logo se tornou um mito e graças à maestria de seus engenheiros, conseguiu evoluir ao logo de meio século de vida, mantendo a clássica linha fastback que o consagrou.

Divulgação

2-) VW KOMBI

Ela foi fabricada ininterruptamente no Brasil desde 1956 com o mesmo desenho e receita básica que fez dela a van mais popular. Embora robusta e confiável, a idade do projeto e o alto investimento para a instalação dos freios ABS e airbag, obrigatório para os veículos produzidos a partir de 2014, a impediram de ter uma vida mais longa.

Divulgação

3-) FIAT UNO

Obra de Giorgetto Giugiaro, as linhas quadradas transformou-se em assinatura. Nasceu em 1983 (na Itália) e 1984 (Brasil). Aqui ganhou leves mudanças, mas sempre mantendo o conceito original. Em 2010, a Fiat lançou o novo Uno, uma releitura do antigo que perdurou até 2014, por conta da obrigatoriedade do airbag e ABS.

Divulgação

4-) LAND ROVER DEFENDER

O primeiro Land Rover (1948) ganhou várias gerações e configurações (Série I, II, IIA, IIB, III, Defender 90, 110, 127), mas mantinha o mesmo estilo quadrado com dobradiças e rebites à mostra, que destacavam valentia que sempre carregou no DNA. Durou até 2015 por conta de razões legislativas, depois de 67 anos ininterruptos até voltar em 2020, com o mesmo estilo.

Divulgação

5-) JEEP

No final dos anos 30, o mundo conheceria o Jeep, um veículo leve, robusto, arquitetura simples e com espaço para carregar homens e armamentos à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Graças a esta valentia, a Willys requisitou o registro do nome Jeep, uma marca que mantida pelo grupo Chrysler e que fabrica o Wrangler, uma releitura do primeiro Jeep.

Divulgação