Conheça os 10 seminovos mais econômicos vendidos na internet

Apesar da gasolina cara, a procura por automóveis segue aquecida. Diante disso, a OLX reúne os carros mais econômicos e que estão entre os mais vendidos dentro da plataforma. A pesquisa considerou o período entre os meses de janeiro e outubro, a maioria com motor 1.0 litro e câmbio manual e dados de consumo do Inmetro. Veja a classificação a seguir.

1º — Chevrolet Celta

Seu motor 1.0 GM Família I entregava 78 cv e 9,7 kgfm de torque com câmbio manual de cinco velocidades. Por conta do baixo peso (apenas 890 kg) e as relações curtas de marcha, era um compacto bem espertinho para o padrão dos veículos 1.0 de sua época. Os números de consumo também eram bons, aferindo até 12,7 km/l na estrada com gasolina. Todos os dados segundo o inmetro.

Divulgação

2º — Toyota Corolla

A motorização mais em conta para o sedã é o 2.0 aspirado de 177 cv, que é combinado a um câmbio automático do tipo CVT. Desse modo, segundo o inmetro, tem consumo com gasolina de 11,6 km/l (cidade) e 13,9 (estrada). Com a mudança de geração, o sedã ganhou novo desenho e mais equipamentos.

Carlos Guimarães/iG

3º — VW Gol

O Gol entrega 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. Segundo o Inmetro, o consumo no etanol é de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Com gasolina no tanque, os números vão para 12,9 km/l e 14,3 km/l. Até o fim do ano, a VW dará uma posição sobre o fim de sua produção para ser substituído pelo Polo Track.

Divulgação

4º — Chevrolet Onix

O Onix é um carro que serviu para todas as propostas quando falamos de GM. Com motor 1.0 de 82 cv de potência e câmbio manual de seis marchas, sedã da Chevrolet pode marcar 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, o número sobe para 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Todos os dados segundo o inmetro.

Renato Maia/Falando de Carros

5º — Hyundai HB20

Essa versão 1.0 aspirada é econômica, fazendo 12,5 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. São 80 cv e bons 10,2 kgfm para empurrar apenas 990 kg. Da lista, se destaca entre os mais econômicos.

Divulgação

6º — Ford Ka

Mais um dos carros com motores de três cilindros, o Ford Ka equipado com o 1.0 TiVCT flex consegue ser ligeiramente mais econômico do que sua versão sedã e, curiosamente, na versão SE, apesar de usar o mesmo motor e câmbio manual de cinco marchas que as demais configurações 1.0. É capaz de fazer 9,2 km/l no ciclo urbano e 10,8 km/l no rodoviário quando abastecido com etanol, ou 13,5 km/l e 15,7 km/l com gasolina. Todos os dados segundo o inmetro.

Roberto Assunção

7º — Fiat Palio

Compacto tem motor 1.0 flex de 75 cv e câmbio manual de 5 marchas. Segundo o Inmetro, pode marcar 9,7 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, o consumo é de 13,7 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Foi substituído pelo Argo no fim de 2018, modelo que teve a missão de suceder o legado do hatch.

Divulgação

8º — Ford Fiesta

O Fiesta 1.0 8v foi vendido até 2014, e se destaca pelos dados de consumo do Inmetro. Na gasolina, faz 12 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada). No etanol, os números diminuem para 8 km/l (cidade) e 9,8 km/l (estrada). O modelo poderia ter sido um bom concorrente dos hatches atuais, quando falamos de Polo, Peugeot 208, Argo e companhia.

Divulgação

9º — Honda Civic

Apesar de ter deixado de produzir no Brasil, o Civic segue como uma referência no segmento pela confiabilidade e pelo bom consumo. Pelos dados do Inmetro, faz 10,5 kml de gasolina na cidade e 13 km/l na estrada, com apenas gasolina no tanque.

Divulgação

10º — Chevrolet Classic

O Classic foi um dos sedãs compactos mais longevos da GM. Além disso, era referência em economia, conforme dados de consumo do Inmetro. Na gasolina, faz 10,8 km/l (cidade) e 12,5 km/l (estrada). No etanol, os números diminuem para 7,3 km/l (cidade) e 8,6 km/l (estrada).

Divulgação