Conheça os mais engenhosos sistemas de abertura e fechamento das capotas

Os carros conversíveis remetem a esportividade, estilo de vida e, principalmente a liberdade. Belos, alguns destes sistemas de abertura e fechamentos são bastante curiosos. Confira 5 dos mais interessantes já lançados

1- ) Porsche 991 Targa

A invenção da versão Targa dos Porsche 911 (1967) veio por acaso, pois nos EUA era proibida a venda de conversíveis. Na 991 (2012) ganhou estilo retrô, porém com acionamento elétrico: o vidro traseiro recua para alojar a cobertura de tecido no espaço atrás dos banquinhos.

Divulgação

2-) Peugeot 402 Eclipse

Patenteado por Georges Paulin, o mecanismo elétrico da cobertura de metal do Peugeot 402 Eclipse de 1936 era algo revolucionário. Entrava inteira no compartimento sem dobrar e foi o único até se popularizar com o roadster Mercedes-Benz SLK em 1996.

Reprodução

3-) Civic CR-X/Del Sol

Produzido em 1992 na planta de Suzuka, no Japão, o Honda CR-X/Del Sol é um curioso targa feito sobre a base do Civic. O teto é acionado por botão: um braço mecânico iça a tampa traseira e dela sai um suporte que o recolhe, após ser liberada a trava e depois a tampa é baixada.

Divulgação

4-) Chevrolet SSR

Equipada com um Vortec 5300 V8 do Corvette C6, essa Chevrolet SSR não passa despercebida, e a ousadia dita até o recurso retrátil acionado eletricamente: duas lâminas que cobre a cabine entram em um compartimento traseiro fechado por uma tampa dividida com duas peças.

Reprodução

5-) Fairlane 500 Skyliner

O Fairlane 500 Skyliner foi o único a ter a peça em metal, retrátil e elétrica do grupo Ford: se divide em duas seções que são acomodadas no porta-malas, igual a Mercedes-Benz SLK. Raro, foram fabricados pouco mais de 58 mil carros entre 1957 e 1959.

Reprodução