BMW inicia pré-venda do SUV elétrico BMW iX no Brasil

Novidade é um dos carros elétricos que mais consegue unir potência bruta com eficiência de carros de desempenho despretensioso

BMW iX chegará para disputar no ainda seleto segmento dos elétricos, mas na 'régua' de cima
Foto: Divulgação
BMW iX chegará para disputar no ainda seleto segmento dos elétricos, mas na 'régua' de cima

A BMW anuncia o lançamento do SUV elétrico BMW iX no Brasil. Em período de pré-venda, chega nas versões Drive40 e xDrive50 Sport, com preços a partir de R$ 654.950 e R$ 799.950, respectivamente. Destaque do modelo é que traz os desenvolvimentos mais recentes da marca alemã.

O modelo é concebido a partir de uma plataforma feita especificamente para carros elétricos, com estrutura que prioriza o aumento de rigidez e redução de peso. O carro mescla o uso de alumínio e fibra de carbono em sua construção e carroceria. Enquanto isso, o design se destaca pelo coeficiente aerodinâmico de apenas cx 0,25.

O conjunto de baterias do BMW iX fica posicionado no assoalho. Conta com 76,6 kWh de capacidade na versão xDrive40 e 111,5 kWh na versão xDrive50. Com base no ciclo WLTP, o BMW iX chega ao Brasil com autonomia de até 425 km e 630 km, respectivamente, nas versões xDrive40 e xDrive50.

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX tem tração integral xDrive de série. Os motores elétricos entregam 326 cv e 64,2 kgfm de torque na versão xDrive40 e 523 cv e 78 kgfm de torque na versão xDrive50.

A aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,1 segundos e 4,6 segundos, respectivamente, enquanto a velocidade máxima é limitada a 200 km/h em ambos para preservação da bateria. O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX tem controle eletrônico e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a necessidade.

O veículo também conta com teto solar panorâmico, head-up display, ar condicionado digital de 4 zonas, sistema de som premium com 30 alto-falantes e 1.615W (xDrive 50), painel com duas telas curvas, com 12,3” e 14,9”, Assistente Pessoal Inteligente BMW, reconhecimento de voz, sistema Shy Tech para controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou mesmo pelos botões.

O BMW iX vem equipado ainda com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e um conjunto de cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos ​​para monitorar os arredores do veículo.

Versão apimentada

Foto: Divulgação
BMW iX M60: Esportivo elétrico que aprimora ainda mais a eficiência do conjunto

A BMW apresenta a nova versão de alto desempenho do SUV elétrico iX, chamada M60. Foi feito um anúncio virtual durante a CES 2022,  feira de tecnologia que acontece até o fim da semana em Las Vegas (EUA). As vendas globais do BMW iX M60 começam em junho. O preço no Brasil ainda não foi divulgado, mas nos EUA o modelo sairá por US$ 106.095 (aproximadamente R$ 600 mil, em conversão direta).

A novidade traz a mesma bateria de 111,5 kWh e o mesmo trem de força de um iX padrão. Entretanto, nessa versão, produz 619 cv e 112 kgfm, quando o modo mais esportivo é selecionado. Sem a opção, gera 532 cv e 104 kgfm. Além do aumento significativo da potência, teve ajustes na suspensão, algo que melhora sua dinâmica e sua aceleração. Vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos..

A divisão M também se preocupou com o peso do SUV elétrico . Vários componentes de ponta foram utilizados na construção do carro, como o conceito de spaceframe de alumínio e a estrutura de carbono no teto. A bateria de alta tensão ainda foi instalada no assoalho ao centro da carroceria, a fim de garantir uma distribuição mais equilibrada da carga por eixo.

A BMW estima um alcance de 566 quilômetros para o iX M60 , baseado no status de desenvolvimento do veículo até o momento. Como o xDrive50, o novo SUV é compatível com carregamento rápido de até 250 kW, o que permite uma recarga de 10% a 80% em cerca de 35 minutos.

Visualmente, o M60 apresenta um design parecido aos outros SUVs da linha iX, com as pinças de freio pintadas em azul e os logotipos e símbolos no tom Titanium Bronze. Por dentro, o modelo fornece um amplo espaço, bem projetado e repleto de tecnologia com as plataformas digitais BMW Live Cockpit Professional e BMW Natural Interaction, que permite que as funções sejam operadas por fala e gestos. Assentos, volante, apoio de braço e painel de instrumentos são todos climatizados.