Finalistas ao Carro do Ano no Mundo são todos elétricos pela 1ª vez

Destes, dois virão ao Brasil, enquanto o outro não está descartado para ser vendido no país

Ford Mustang Mach-E: Primeiro SUV esportivo elétrico da fabricante americana
Foto: Divulgação
Ford Mustang Mach-E: Primeiro SUV esportivo elétrico da fabricante americana

Como nunca antes na história, os três finalistas no concurso de Carro do Ano no Mundo são elétricos. Além disso, dois deles estão confirmados para o Brasil, enquanto o terceiro poderá ou não ser oferecido no mercado nacional.

Dezenas (ou centenas) de modelos foram avaliados por 102 jurados especializados. São os vencedores Ford Mustang Mach-E  e Kia EV6  (confirmados para o Brasil), bem como o Hyundai Ioniq 5 (que poderá vir).

O Ford Mustang Mach-E estreia inúmeras tecnologias. Vem com uma enorme tela central vertical de 15,5 polegadas, com cluster de 10,2”. O Mach-E está disponível com dois tamanhos de bateria: uma de 68 kWh utilizáveis e outra de 88,8 kWh, sempre montadas sob o piso do carro entre os dois eixos. A bateria menor promete autonomia de até 440 km, enquanto a maior chega a 610 km.

Foto: Divulgação
Kia EV6 na versão mais potente, acelera de 0 a 100 km/h em meros 3,5 segundos, como supercarro a combustão

O Kia EV6 mostra que tem um futuro promissor pela frente. É o primeiro modelo da marca 100% elétrico e, de acordo com a fabricante, o carro é capaz de rodar até 500 km sem precisar de recarga, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos na versão GT, e com sistema de 800 volts, sai de 10% para 80% de carga em meros 18 minutos, também conforme a Kia.

Na versão mais simples, o Kia EV6 tem 168 cv e bons 35,7 kgfm de torque já ao escostar o pé no acelerador. Com dois motores, tracioando as quatro rodas, chega-se nos 232 cv e ótimos 61,7 kgfm de torque.

Foto: Divulgação
Ioniq 5 ainda é dúvida no Brasil, mas faz bastante sucesso em outros países ao redor do mundo

No caso da versão  esportiva GT , são 577 cv e brutais 75,5 kgfm de torque, com sistema de diferencial autoblocante, que ajuda a acelerar de 0 a 100 km/h em meros 3,5 segundos, tempo de supercarro a combustão.

Por último, temos o Hyundai Ioniq 5 , que está cogitado para vir, mas ainda não foi confirmado. Segundo a Hyundai, uma recarga de apenas 5 minutos poderá repor mais de 100 quilômetros de autonomia no Ioniq 5.

A capacidade completa da bateria do modelo da Hyundai ainda não foi revelada, mas deverá ficar em torno de 450 km. O modelo é aguardado com 309 cv de potência, força suficiente para atingir 100 km/h em apenas 5,2 segundos.