Quais são os prós e os contras dos carros elétricos?

A cada ano que passa, o brasileiro fica um ano mais perto de adquirir o seu primeiro carro elétrico. Vai chegar um momento que o intervalo de tempo será cada vez menor, uma vez que a quantidade da oferta dos eletrificados será cada vez maior. Essa nova tecnologia traz uma série de vantagens, mas também há desvantagens a se considerar. Veja a seguir.

PRÓS DO CARRO ELÉTRICO

Veja onde o carro a combustão não traz as mesmas virtudes.

Divulgação

Versatilidade e baixo custo de recarga

A recarga é bem mais barata do que o preço dos combustíveis tradicionais e pode ser recarregado em casa. Além disso, contam com sistema de regeneração que, em uso urbano, utiliza o movimento das rodas ao tirar o pé do acelerador, bem como a ação dos freios para recarregar as baterias.

Lorena Amaro

Desempenho

A força do motor é despejada de forma instantânea ao solo, o que deixa o carro sempre pronto para entregar todo o seu rendimento.

Divulgação

Dirigibilidade

Se o carro elétrico tiver montagem sobre plataforma específica para eletrificados, contará com baixo centro de gravidade, devido ao posicionamento dos componentes do trem de força no assoalho. Isso favorece demais a precisão e a agilidade ao volante.

Divulgação

Manutenção

Menor custo de manutenção e reparo mecânico. O conjunto mecânico não tem peças móveis. As baterias duram anos e a durabilidade do motor é permanente. Por exemplo, não existe troca de fluídos, filtros, mangueiras, retíficas, entre outros itens

Divulgação

Automação

Maior possibilidade de automação dos sistemas de condução, que funcionam em conjunto com radares, sensores, acelerômetros, etc.

Divulgação

CONTRAS DO CARRO ELÉTRICO

Veja em quais aspectos o carro a combustão ainda é mais viável

Reprodução

Demora para a recarga

O tempo de recarga mais rápido que existe hoje é de 80% da bateria em 30 minutos. Para abastecer um carro à combustão, não leva nem 5 minutos.

Divulgação

Preço alto

Carros compactos elétricos custam o mesmo que sedãs e SUVs a combustão do segmento premium, com raras exceções. Ainda é uma opção muito cara.

Juan Mabromata/Divulgação

Seminovos com baixa procura

O mercado de seminovos elétricos ainda é muito incipiente. A procura pela categoria é baixa (principalmente devido aos preços dos modelos), além de que o mercado ainda não conta com conhecimento técnico muito avançado para lidar com toda a eletrônica embarcada.

Divulgação

Infraestrutura ainda insuficiente

A infraestrutura para a recarga de carros elétricos nas rodovias ainda é insuficiente na maior parte do país. Além disso, como a condução na estrada exige aceleração constante, a autonomia fica bastante comprometida em relação aos carros a combustão.

Divulgação

Nem todo comdomínio tem carregador

A maioria dos condomínios residenciais ainda não dispõe de carregadores específicos. Além disso, nem sempre fácil encontrar uma tomada 220v, que levaria à recarga completa após longas horas de espera.

Divulgação