O VW Gol não passará de 2022. Relembre suas versões mais icônicas

Apesar do VW Gol ser um fenômeno do mercado, sairá de linha no Brasil, de uma vez por todas. Na mesma geração desde 2008 e enfrentando concorrentes mais atuais, com a mesma faixa de preço, perde cada vez mais seu fôlego para prosseguir. Isso não apaga o seu passado de versões marcantes. Veja 10 versões exclusivas do VW Gol que separamos.

1 - GT

Desde 1984, já estava no mercado o Gol GT, um ícone de esportividade que era muito cobiçado pelos jovens da época. Sua missão era a de desbancar o Ford Escort XR-3 , lançado no mesmo ano. Este, sim, era um motivo de orgulho para muitos proprietários destes esportivos. A VW resolveu adotar o motor AP-1800 movido a álcool, vindo do Santana. Com ele, rendia 99 cv e 14,9 kgfm, capaz de acelerar até 100 km/h em 11,9 segundos.

Renato Bellote/iG

2 - GTS

Em 1987, a linha recebeu modificações na carroceria e, acompanhando a mudança na linha, o Gol GT dá lugar ao GTS. A frente era mais baixa e ganhava novo capô, grade e faróis. Além disso, contava com alterações no motor 1.8, que apesar da VW insistir em declarar 99 cv e 14,9 kgfm, muitas estimativas na época apontavam que, na verdade, rendia entre 105 cv e 110 cv. O motivo para a marca não declarar mais? Maiores taxas de impostos seriam cobradas pelo carro.

Divulgação

3 - GTI

O Gol estreou a era da injeção eletrônica com o Gol GTi em 1989, considerado o primeiro automóvel nacional a ter esta tecnologia. Ao contrário do GTS , a versão injetada ganhava o motor 2.0 (AP-2000) , somente a gasolina. Foi considerado também o carro brasileiro mais veloz. Máxima de 173 Km/h e 0 a 100 Km/h em 10,06 segundos, graças aos seus 125 cv e 17,5 kgfm. Mas foi em 1995, com a chegada do “Gol Bola”, que a versão GTI estreou o motor 2.0 litros de 16 válvulas, com 145 cv e 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.

Divulgação

4 - Copa 1982

Lançado em 1982, trazia diferenciais estéticos e de acabamento, além da tiragem de 3.000 exemplares. O primeiro deles é o jogo de rodas de 13 polegadas, além dos adereços relativos à versão nas laterais e no vidro traseiro. Vale destacar os faróis auxiliares e o pequeno spoiler na dianteira. Na parte de dentro, os bancos eram mais confortáveis e o volante passou a ser o mesmo do Passat TS. Vale falar também do painel completo, inclusive trazendo o conta-giros do lado direito.

Renato Bellote/iG

5 - Rolling Stones

O Rolling Stones era uma versão comemorativa para a vinda da banda no festival Hollywood Rock ao Brasil, que aconteceu em 1995, nos estádios do Maracanã (Rio de Janeiro) e Morumbi (São Paulo). Ele utiliza a base de configurações do CLi e os seus diferenciais extras são a antena no pára brisa, toca fitas originais Volkswagen, bem como adesivos da versão limitada na coluna C e tampa do porta malas.

Divulgação

6 - Star

O grande destaque do Gol Star, que surgiu em 1989, é que ele era basicamente um GTS, com “cara” de Gol GL. Vinha com o mesmo motor 1.8 de 99 cv e 14,9 kgfm, mas sem a roupagem esportiva. Vinha sem botões satélites, mas com conta-giros, bancos com acabamento esportivo e o logo Star estampado. Além do mais, trazia também rodas de aço com calotas de plástico, Saída do escapamento esportiva, grade de ar do motor e retrovisor na cor da carroceria.

Divulgação

7 - Vintage

Foi apresentado como conceito na festa dos 30 anos do Gol e teve apenas 30 unidades produzidas em 2011. Trazia como destaques numeração no painel, pintura especial branca com o teto capô e tampa traseira em preto, e uma guitarra Tagima desenvolvida especialmente para a versão. Além disso, vinha com faixas laterais exclusivas com o nome da série, presente também na tampa do porta-malas, além do para-choque traseiro com adesivo preto sob a placa de licença e aros do farol de neblina em branco, assim como as rodas de liga leve de 16 polegadas. No interior, tinha como destaque teto, colunas e bancos revestidos em couro cinza, bancos com faixas centrais e detalhes perfurados.

Divulgação

8 - Atlanta

Em 1996, ocorreram os Jogos Olímpicos de Atlanta, no estado americano da Geórgia. Esta série especial tinha como diferencial os faróis de duplo refletor e rodas de aço aro 14 com calotas. O Gol Atlanta tinha direção hidráulica e ar-condicionado de série, além de volante esportivo de três raios, o mesmo do Gol GTI. Externamente vinha com adesivo alusivo ao evento olímpico. Teve campanha publicitária com a Seleção Brasileira de Futebol, com o técnico Zagalo e o goleiro Dida.

Divulgação

9 - Sport

Em 2002, o VW Gol surgiu em uma edição especial para comemorar a Copa do Mundo, como já havia ocorrido em 1982 e 1994. Entretanto, ao invés de usar a mesma nomenclatura “Copa” — como usou nas edições anteriores — nessa versão, utilizaram o nome “Sport”. Foram produzidas apenas 15.000 unidades. Cada uma delas vinha com os diferenciais dos faróis de milha, suas novas calotas, aerofólios traseiros e adesivos na lateral e na tampa do porta-malas, bem como com volante com logo “Sport”, rádio com CD player, antena de teto e o banco do motorista permitia ajustes de altura. Os opcionais contavam com airbags, retrovisores elétricos e ar-condicionado.

Divulgação

10 - Rock in Rio

O Gol, por sua vez, recebeu o seu selo roqueiro no primeiro e terceiro ano de patrocínio da marca, em 2011 e 2015. Sempre com motor 1.0, o Gol de 2011 vinha com tons do festival: azul, vermelho e branco. Na carroceria, adesivos com o símbolo do festival nas laterais, colunas centrais em tom preto fosco, friso cromado no para-choque e faróis e lanternas com máscaras escurecidas. No interior, o padrão também era o acabamento escurecido. Os bancos com revestimento cinza e bordados vermelhos traziam a silhueta de uma guitarra azul nas laterais do encosto. O modelo ainda recebeu volante do Passat CC e soleiras cromadas com a marca do festival. O sistema de som era um dos diferenciais em termos de equipamentos, com quatro alto-falantes e dois tweeters, CD player com Bluetooth, leitor MP3, entradas USB e para cartões SD e iPod. Já o Gol Rock in Rio 2015 usava como base a configuração Comfortline 1.0, e trazia faixas adesivas nas laterais, retrovisores com capa prateada e repetidores das luzes de direção.

Divulgação