Concebido em 1936 pelos gênios Rudolf Schleider e Fritz Fiedler para desbancar o temido Alfa Romeo no circuito de Le Mans - na França, o BMW 328 Roadster - um charmoso conversível esporte dos anos 30 - conquistou inúmeros fãs durante sua temporada no tradicional circuito Mille Miglia (Mil Milhas, em italiano) que consistia no percurso de ida e volta entre as cidades de Brecia e Roma, na Itália.
Somente em 1939, sobre o comando do engenheiro alemão Wunibald Kamm era desenvolvida uma versão Coupé
para competir em Le Mans
cumprindo as normas do regulamento que proibia a participação de carros conversíveis no campeonato.
O 328
foi construído artesanalmente sobre um chassi tubular com carroceria de alumínio que pesava apenas 830 Kg. Suas linhas compreendiam um estilo clássico com destaque para o enorme capô que abrigava um motor 2,0-litros
longitudinal de seis cilindros em linha e 80 cv
, fazendo-o atingir a velocidade máxima de 165 km/h
e acelerando de 0 a 100 km/h em apenas sete segundos.
Uma curiosidade desta versão era as válvulas em V instaladas no cabeçote (bloco do motor) acionadas por varetas e balancins, sendo o primeiro a ter este tipo de configuração.
Esteticamente, outra de suas características era a grade dupla vertical com o tradicional e inconfundível emblema BMW
ladeado por faróis circulares e não dispunham de para-choques. A tampa do motor era presa por duas cintas de couro, o que caracterizava o charme do modelo.
Os amplos para-lamas salientes protegiam as rodas de aro 16 – presas por porcas borboletas e o compartimento para o estepe (conversível) localizava-se atrás, na tampa do minúsculo porta-malas.
Somente em 1937, depois de seu lançamento oficial, a empresa entregou os primeiros exemplares do 328 a um preço bastante dispendioso para a época, reservado somente àqueles com padrão de vida elevado.
Os felizes compradores, porém queriam prazer ao dirigir e isso o BMW 328 podia proporcionar, mas para os engenheiros alemães, ainda faltava mais para a “perfeição” do roadster competir à altura de rivais como os Alfa Romeo com seus motores de 6 e 8 cilindros.
Para isso, os executivos foram até a firma de carrocerias “Carrozzeria Touring” de Milão, Itália, que prestavam serviço aos carros da Alfa Romeo para que lhe desenvolvessem um projeto. Nascia no ano de 1938 o 328 MM (Mille Miglia) Roadster.
Equipado com uma nova carroceria de alumínio e magnésio, reduzindo em até 115 Kg o seu peso, o novo MM tinha mais chances de se tornar um vencedor. Seu tanque de combustível tinha capacidade para até 100 litros.
Com o mesmo motor seis cilindros em linha de 1.971 cm³ (equipado com o carburador triplo), só que agora retrabalhado, a sua potência aumentava para 135 cv e a velocidade final ficava na marca dos 200 Km/h.
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Na nova versão destacavam os para-lamas redesenhados e integrados à carroceria, rodas exclusivas, que agora nas traseiras eram cobertas por capas, um pequeno para-brisa e tampa traseira do porta-malas redesenhada, ocultando o estepe.
A BMW
fabricou apenas seis exemplares do 328 MM Roadster
– três deles fabricados em Milão, na Itália
e os outros em Munique - Alemanha
. A série Mille Miglia
foi consagrada por muitos fanáticos como sendo o verdadeiro mito, graças à quantidade de vitórias conquistadas ao longo de sua carreira.
Vitórias do 328
Em 1939 era a vez do modelo Coupé Touring
estrear e competir em Le Mans
com um novo desenho e estilo fastback
(linhas caindo suavemente pela traseira). Tinha o mesmo motor 2.0 litros
de cilindros do MM Roadster
e chegava a velocidade máxima de 220 km/h.
Com o novo carro, no dia 27 de maio de 1939, o 328 CT conquistava a sua quinta colocação no famoso circuito das 24 Horas de Le Mans , um orgulho para a BMW , pois nesta mesma categoria corriam carros com motores de até 4,5 litros ocupando as primeiras colocações.
Na data 28 de abril de 1940, no circuito Mille Miglia , na Itália, o piloto Huschke von Hanstein e o co-piloto Walter Bäumer conseguem a grande vitória de cruzar a linha de chegada no tempo de apenas 8 horas, 54 minutos e 46 segundos, marca que os tornaram vencedores.
Neste dia, a BMW
conseguia um de seus prêmios mais importantes no automobilismo, mas não ficou só por aí. Logo em segundo lugar vinha um Alfa Romeo 6C 2500 SS
da equipe italiana Farina-Mambelli e na terceira posição um outro BMW
(versão roadster), pilotado por Adolf Brudes e Ralph Roese. Logo atrás, ocupando a quarta e quinta posição, nas mãos das duplas Briem/ Richter e Wencher/ Scholz, mais dois BMW
recebiam a bandeirada.
Encerramento de sua produção
Foram comercializadas somente 461 unidades
do 328
durante os quatro anos de sua existência (1936-1940), números que fizeram da BMW
uma das mais importantes montadoras para a história do automóvel; um sucesso interrompido pela Segunda Guerra Mundial.
No entanto, a produção para particulares se manteve até 1941. Mais tarde a empresa dedicava-se unicamente na produção e conserto dos motores de aviões bélicos.