Toyota Corolla GR: visual que inclui várias entradas de ar deixa claro que o hatch é quase um carro de rali
Toyota Corolla GR
Toyota Corolla GR: visual que inclui várias entradas de ar deixa claro que o hatch é quase um carro de rali

Aos poucos a Toyota  vai revelando detalhes sobre o tão aguardado hot hatch Corolla GR , modelo cotado para ser vendido no mercado brasileiro,  onde deverá desembarcar no segundo semestre e cujo preço não deve ser menor que R$ 250 mil.


Em entrevista à revista norte-americana Car & Driver, o engenheiro Naoyuki Sakamoto foi inflexível que o novo Corolla  esportivo tem muito pouco em comum com o restante da gama e, portanto trata-se de um modelo totalmente novo no mercado. A exemplo de umas das configurações exclusivas do hatch está o sistema de tração integral.

Outro detalhe é que essa versão foi desenvolvida através de corridas, da série de rali e que "oferecerá muito controle de aceleração em diferentes condições”, conforme as palavras do próprio engenheiro.

O esportivo será equipado com o mesmo motor 1.6 turbo, de três cilindros do Yaris GR vendido na Europa. Apesar disso, o conjunto ganhou algumas modificações para ir além dos 272 cv e 36 kgfm originais. No Corolla GR, serão 300 cv a 6.500 rpm e torque de 37,4 kgfm entre 3.000 e 5.500 rpm. Com tração integral, o motor será ligado ao câmbio manual de seis marchas.

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Além disso, a equipe de engenharia da Toyota também reforçou a estrutura do Corolla para que ele possa lidar com a potência adicional, mas sem que isso aumentasse muito no peso bruto e, assim sendo, conseguiu-se chegar a apenas 1.451 kg.

A estrutura do Toyota Corolla GR é reforçada, mais 349 soldas e 2,7 metros a mais de selante, mais cola. O piso é diferente na parte de trás do estoque, para dar espaço ao diferencial. Também movemos a bateria da frente para trás para melhor distribuição de peso.” diz Sakamoto.

Para a Europa, o Corolla GR será vendido em duas versões: Core , com para-lamas e carroceria alargados para cobrir as bitolas maiores, além de saias laterais e um aerofólio na tampa do porta-malas e a Circuit Edition com visual ainda mais chamativo com apelo focado para pista. Assim, conta com para-lamas alargados, capô com entradas de ar e teto em fibra de carbono e acabamento interno em camurça.

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