Ferrari 296 GTS é híbrido que alcança  100km/h em menos de 3 segundos

Versão conversível da 296 mantém o conjunto híbrido plug-in, mas pode ter a capota recolhida em 14 segundos

Ferrari 296 GTS é o novo conversível híbrido plug-in da marca italiana com 830 cv  de potência combinada
Foto: Divulgação
Ferrari 296 GTS é o novo conversível híbrido plug-in da marca italiana com 830 cv de potência combinada

A Ferrari mostra aos seus entusiastas sua mais nova criação, a 296 GTS,  versão conversível da 296 GTB. A GTS mantém todos os atributos de desempenho da irmã de teto fixo, porém é levemente mais pesada, são 70 kg acrescentados por ajustes estruturais e sistema de movimentação do teto.

A operação para abrir a capota da nova Ferrari não é demorada, leva apenas 14 segundos, e pode ser realizada com o veículo em movimento, desde que a velocidade esteja até 45 km/h.

O coração da Ferrari 296 continua o mesmo V6 3.0 biturbo, de 663 cv, mas unido a um motor elétrico, faz o modelo chegar aos 830 cv e 75.4 Kgfm de torque, acoplados ao câmbio dupla embreagem e 8 marchas. Esse conjunto faz a 296 GTS ir de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos, e de 0 a 200 km/h em 7.6 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada em 330 km/h.

Apesar de ser um híbrido plug-in , o sistema da Ferrari não é voltado para a economia de combustível ou condução 100% limpa, é um sistema auxiliar ao motor a combustão. Equipada com baterias de 7.45 kWh, a 296 GTS alcança apenas 25 km de autonomia completamente elétrica.

Mas caso o consumidor se interesse por mais esportividade, o Pacote Assetto Fiorano , adiciona amortecedores derivados das corridas de turismo, apêndices aerodinâmicos de fibra de carbono que geram mais 10 kg de downforce , e elementos também em carbono no interior que reduzem 8kg no peso do carro, mas o destaque é a pintura prateada em homenagem à Ferrari 250 Le Mans .

O Pacote Assetto Fiorano ainda adiciona um defletor de ar traseiro ativo inspirado na LaFerrari , que gera 360 kg de downforce para tornar a 296 GTS mais estável em altas velocidades (250 km/h).

Além das estradas, a 296 ainda ganhará mais uma variante, a imprensa europeia flagrou a 296 GT3 sendo testada em Fiorano , indicando que será a sucessora da 488 GT3 nas pistas de competição ao redor do mundo.

Ao contrário do carro base, a novidade será equipada apenas com o motor V6 biturbo e deve chegar aos principais campeonatos de corridas de turismo no inicio de 2023.

Após a 296 GTS , o próximo modelo lançado pela marca de Maranello deverá ser o SUV Purosangue , que já está em fase avançada de testes e chegou a ter supostas imagens vazadas em fevereiro.