Veja a seguir as projeções dos especialistas no estudo realizado pela OLX
Divulgação
Veja a seguir as projeções dos especialistas no estudo realizado pela OLX

A OLX divulga a análise do setor automotivo, que aborda as tendências, os desafios e a evolução do segmento no país. Os expressivos aumentos de preço do combustível, a perda do poder aquisitivo da população pelo aumento da inflação, bem como a alta nas taxas de juros que geraram o encarecimento do crédito ao consumidor, são alguns dos fatores que explicam a retração do mercado automotivo no primeiro trimestre de 2022. 

Ainda como reflexo da crise global dos semicondutores, o mercado automotivo segue enfrentando desafios na produção de veículos novos. O aumento da inflação e o crescimento de incertezas desencadeadas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia influenciam a expectativa de aumento da taxa SELIC. 

“A redução em 18,5% do IPI dos veículos impactou os preços do 0km e repercutiu em toda cadeia de seminovos e usados. Com o fim das restrições sanitárias e acomodação das condições macroeconômicas que impactam o setor, é esperado uma melhora gradativa de desempenho do mercado para os próximos meses”, comenta Danilo Igliori, economista-chefe da OLX Brasil. 

Crise global de fornecimento de semicondutores é a responsável pela estabilização na produção de veículos.
Divulgação
Crise global de fornecimento de semicondutores é a responsável pela estabilização na produção de veículos.

“A regularização da produção de veículos zero, assim como a estabilidade de preços devem contribuir com a normalização no setor, vislumbrando uma expectativa de recuperação a partir do segundo semestre,” diz Flávio Passos, Vice-Presidente de Autos e Comercial da OLX no Brasil.

A compra e venda online de um veículo tende a ser cada vez mais rápida e menos burocrática com a utilização de tecnologias como a biometria facial para assinatura digital. O setor tende a passar por ainda mais transformações, principalmente por conta de veículos elétricos cada vez mais populares no Brasil, que podem ser impulsionados com o aumento expressivo no preço dos combustíveis .

O número de carros anunciados online pelos principais players do setor automotivo vem numa crescente desde o início de 2021. Observamos um crescimento de 31% no primeiro trimestre de 2022, quando comparado à média mensal de anúncios no mesmo período do ano anterior.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!