Confira 10 curiosidades sobre o VW Gol, que faz 42 anos

Prestes a sair de linha, o hatch compacto será substituído pelo Polo Track até o início do ano que vem. Antes disso, até o fim de 2022, o modelo vai deixar de ser produzido e terá uma versão de despedida. Veja a seguir 10 curiosidades do campeão de vendas da Volkswagen no Brasil

1 - Substituto do Fusca

Carro foi lançado em 1980 para substituir o Fusca na preferência dos brasileiros, e entre 1987 e 2014 foi o mais vendido no Brasil. O "besouro" deixou de ser fabricado pela primeira vez em 1986, quando o Gol estava no último ano da versão BX, a única refrigerada a ar. No ano seguinte veio o Gol C, que tinha motor AP 600.

Divulgação

2 - Eterno campeão de vendas

No aniversário de 42 anos do Volkswagen Gol, um levantamento exclusivo do Detran.SP mostra que 1,8 milhão de veículos desse modelo, que foi o mais comercializado do País até hoje, ainda circulam pelas vias do Estado de São Paulo. A capital aparece na frente do ranking de cidades com a maior frota do veículo, com 415.917 unidades. Em seguida estão Campinas e Guarulhos, com 42.557 e 40.635 unidades.

Divulgação

3 - Carro dos "Novos Tempos"

O VW Gol de 1980 contava com um conjunto motor 1.3 vindo do renomado Fusca, câmbio manual de 4 marchas e um aprimoramento nas fábricas da Porsche. O Gol ganhou diferentes visuais e aprimoramentos ao longo do tempo, mas também recebeu novos apelidos, entre eles “Batedeira”, “Quadrado” e “Bolinha”.

Divulgação

4 - Um modelo de 7 gerações

Desde seu lançamento, 7 gerações do hatch foram lançadas. A segunda geração estreou em 1994, com um design mais arredondado e, pela primeira vez, ganhou uma versão quatro portas. Em 2003, a terceira geração chegou como o primeiro carro com motor biocombustível do Brasil. O quarto modelo do Gol introduzia aos poucos a aparência esportiva que foi assumida em sua quinta versão. Em 2008 a Volkswagen trouxe alterações na suspensão e direção. A penúltima versão do Gol é similar ao Fox, com faróis redesenhados. Já a atual versão entrou no mercado em 2018.

Divulgação

5 - As celebridades do VW Gol

Em seu longo período de produção, o carro teve diversos slogans e propagandas protagonizadas por grandes personalidades como Gisele Bündchen e Sylvester Stallone. Assim como seu nome, muitos comerciais do Gol foram ligados ao esporte mais amado do Brasil, colocando o veículo ao lado de goleadores do futebol como Túlio Maravilha e Neymar.

Divulgação

6 - Sucesso nas redes sociais

Nas redes sociais existem clubes para os amantes do Gol compartilharem suas vivências e fotografias de suas “naves”. O mecânico Rodrigo Miyake, de 45 anos conta que sempre foi apaixonado pelo Gol e o tinha como “xodó”. Rodrigo é um dos administradores do Clube do Gol G3, que tem 69.633 seguidores no Facebook, apenas na página dos integrantes de São Paulo.

Reprodução

7 - Novo Gol GT que não vingou

Um das versões mais valorizadas por colecionadores é a esportiva GT, que foi lançada em 1984 junto com o motor AP 800, com 1.8 litro de cilindrada. No Salão do Automóvel de 2018, a VW resolveu mostrar a versão conceitual GT Concept, mas que não saiu da fase de protótipo, deixando apenas algumas ideias para lançarem o Polo GTS.

Divulgação

8 - O Gol e o Rock& Roll

Quando o grupo musical Rolling Stones esteve no Brasil, em 1995, a Volkswagen resolveu lançar uma série limitada, em meados dos anos 90, até com a capa do CD "Voodoo Lounge" na carroceria. Em 2011, a marca volta a homenagear o rock, com uma série de apenas 80 unidades denominada Vintage, que vinha até com amplificador e guitarra de brinde.

Divulgação

9- Recorde de resistência

Em janeiro de 2003, três unidades Gol Power 1.6 bateram recordes de resistência. Os números do Endurance 2003 impressionam: juntos, os 3 carros rodaram 40 mil km, sendo necessário dar quase 13 mil voltas no anel externo do Autódromo de Interlagos (3.108 metros).

Divulgação

10 - Um VW Gol GTI em Nova York

Em abril último, um Gol GTI 1992 "Amarelo Sunny", defilou na Times Square, em Nova York (EUA). O carro chegou EUA no final do ano passado pelas mãos de um jovem brasileiro que tem importado diversos automóveis antigos fabricados no Brasil, principalmente modelos Volkswagen.

Reprodução/Garage Ricky