Maio Amarelo: Veja dicas de como escolher a melhor cadeirinha infantil

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças entre 1 e 14 anos no Brasil. O dado pode ser chocante, mas 90% dos casos poderiam ter sido evitados caso alguns cuidados tivessem sido tomados, de acordo com a ONG Criança Segura. O mau uso do equipamento, assim como a falta do assento indicado para a criança são uns dos motivos para essa taxa alarmante. Veja como proteger a criança dessa situação com dicas da Fisher-Price e Multilaser.

1 — Deve-se considerar o uso pela idade, altura ou peso? Até que idade é necessário usar? Qual a posição mais adequada?

Atualmente existem duas normas válidas no Brasil: ECE-R44 — usa o PESO da criança como referência para a evolução de fases e necessidade do uso da cadeira. R-129 — usa a ALTURA da criança. Falando de modo geral, crianças até os 12 anos na média não alcançam a altura suficiente para que o cinto de segurança do veículo fique devidamente posicionado. Por isso, é preciso ficar atento ao modelo ideal de cadeirinha para cada faixa etária.

Divulgação

2 — Por que é importante o uso da cadeirinha?

Crianças recém nascidas até cerca de um ano, usando a cadeirinha, viajam viradas contra o movimento. Com isso, em um impacto, seu corpo receberá menos pressão e sua cabeça ficará mais protegida. Depois de determinado peso e altura da criança, a cadeira já pode ser utilizada voltada para frente.

Divulgação

3 — Qual a diferença entre cadeirinha e bebê conforto? E entre cadeirinha e assento de elevação?

Basicamente a diferença são os grupos (faixas de peso ou altura dependendo da norma que seguem) que eles vão atender. O bebê conforto atende somente os recém nascidos e normalmente pode ser usado durante o primeiro ano de vida. As cadeiras vêm em diversas versões podendo ser usadas por toda a infância ou somente em alguns grupos. O assento de elevação atende crianças maiores que precisam apenas de um “empurrãozinho” para chegar na altura ideal para usar o cinto do veículo com segurança.

Divulgação

4 — Recentemente houveram mudanças na lei da cadeirinha. O que tem de novidade?

Anteriormente, não havia obrigatoriedade do assento de elevação para crianças com mais de 7 anos e meio. Agora, crianças com idades entre 7 e 10 anos — ou que tenham menos de 1,45m — devem, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro em assento de elevação utilizando o cinto de segurança. Além disso, o projeto da Lei da Cadeirinha também citava a isenção da multa por descumprimento da regra, que agora, prevê uma multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Divulgação

5 — Caso a criança seja muito alta (maior do que 1,45m), mas seja menor de 10 anos, o uso de cadeirinha ainda se faz necessário?

A idade é apenas para referência. O que vale é ou o peso ou a altura da criança, dependendo em qual norma a cadeira foi certificada. De acordo com a resolução número 819 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não se faz obrigatório o uso de dispositivos de retenção a partir dos 1,45 m de altura.

Divulgação (ONG Criança Segura)

6 — Quais são os erros mais comuns na hora de instalar? Como garantir que a cadeirinha está bem presa?

Os erros mais comuns estão relacionados à passagem do cinto, tanto para fixar a cadeira, quanto para proteger a criança. É muito importante que a instalação seja feita direito e que a cadeira seja utilizada na posição correta (voltada para frente ou para trás) e com o recline do encosto na posição correta. O uso do manual é indispensável para que a cadeira seja instalada corretamente.

Divulgação

7 — Há pena e/ou multa para quem não faz uso dos dispositivos de segurança nos pequenos?

Sim. O transporte de crianças sem o dispositivo de retenção é considerado infração gravíssima, com direito a 7 pontos na carteira.

Divulgação

8 — Existe um melhor lado (motorista ou carona) para posicionar a cadeirinha?

O banco de trás é sempre o mais aconselhado. Fora isso, não há melhor lado entre esquerdo e direito. Contanto que o lado escolhido não tenha saída de airbag ele pode ser utilizado. Se tiver airbag, este deve ser desativado para o uso seguro da cadeirinha.

Divulgação