Fiat Argo 1.0 0 km ou Argo HGT 1.8 seminovo? Eis a questão

Em mais uma da saga “novo vs usado”, encontramos a versão de entrada 1.0 do Fiat Argo por R$ 76.091. Enquanto isso, nos classificados, encontramos, pelo mesmo preço, o modelo mais completo e “esportivo” HGT, com fabricação entre 2017 e 2019, abaixo dos 40 mil km, tanto com câmbio manual, quanto automático, pelo mesmo valor da tabela do. Já está com dúvida de qual escolher? Veja o veredicto a seguir.

Equipamentos

O nosso pretendente zero km traz ar-condicionado, direção assistida e computador de bordo. Ambos os HGT adicionam central multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, reproduzindo músicas e utilizando os aplicativos disponíveis. Conta até com comandos por voz.

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Segurança

O Fiat Argo 0 km de entrada vem com Freios ABS, airbags frontais, alarme antifurto, Isofix, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes. O HGT adiciona controles de tração, estabilidade e monitoramento de pressão dos pneus.

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Espaço e conforto

Se você compra um carro pelo tamanho, saiba que o Fiat Argo tem exatos 4 metros de comprimento, 1,72 m de largura e 2,52 m de entre-eixos. No porta-malas, há espaço suficiente para levar 300 litros de carga. Apesar desses números serem similares, o HGT traz suspensão com calibração diferenciada, o que ajuda no desempenho, mas desfavorece o lado do conforto. Entretanto, não há o que questionar sobre a versão HGT com câmbio automático. Ela, definitivamente, proporciona mais conforto no trânsito.

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Economia de combustível

O Argo 1.0 é capaz de fazer 9,4 km/l de etanol na cidade e 10,5 km/l na estrada, números que melhoram para 13,5 km/l e 15 km/l, com apenas gasolina do tanque. O HGT manual, por sua vez, faz 7,8 km/l de etanol na cidade e 9,2 km/l na estrada, números que melhoram para 11,4 km/l e 13,3 km/l, com apenas gasolina do tanque. Já o automático, registra 6,9 km/l de etanol na cidade e 9,1 km/l na estrada, números que melhoram para 10 km/l e 12,8 km/l, com apenas gasolina do tanque. Todos os números foram aferidos pelo Inmetro.

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Desempenho

Graças ao seu motor 1.0 que rende 77 cv e 10,9 kgfm, o Argo zerado conta com capacidade de ir até 100 km/h em 13,4 segundos. Com o motor 1.8 e câmbio manual, acelera em 9,2 segundos. Com câmbio automático, em 10,4 segundos. Isso por conta dos seus 139 cv e 19,3 kgfm.

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IPVA

O Fiat Argo 1.0 0 km e o HGT 1.8 automático têm cobrança de IPVA próximo dos R$ 3 mil, considerando a alíquota de 4% (para estados como São Paulo). Para o Argo HGT 1.8 manual, o preço cai levemente, para R$ 2.700.

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Seguro

Aqui vemos uma verdadeira “escadinha”. A média para as cotações do Fiat Argo 1.0 0 km é de R$ 3.100. Para o HGT 1.8 manual, o valor sobe para R$ 3.600. Enquanto isso, o HGT automático sai próximo dos R$ 4 mil.

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Conclusão

A divisão fica bem clara para nós. O Argo 1.0 0 km é o melhor quando se é alguém que precisa do máximo de economia, ainda que com menos conforto. O outro oposto é o HGT automático, uma vez que é bem mais equipado e demanda muito menos esforço do condutor no “anda e pára” dos congestionamentos. A versão manual só poderá oferecer uma vantagem incondicional aos que costumam pegar bastante estrada. No geral, com a gasolina cara do jeito que está, recomendamos o zero km mesmo.

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