Veja quais são os sedãs que vão mais longe com um tanque cheio

Quando falamos genericamente, os sedãs costumam ser os carros mais aerodinâmicos, quando comparados com as outras carrocerias. O menor arrasto com o vento permite com que ele flua sobre o asfalto com mais facilidade. Além disso, podemos, ainda, encontrar modelos com tanques grandes, e/ou bastante econômicos. Diante disso tudo, veja, a seguir, os vencedores de autonomia, que podem ser encontrados no Brasil.

1º — Porsche Panamera 4 E-Hybrid 2.9 V6: 2056 km

Seu motor 2.9 V6 com dois turbos, mais os elétricos, geram 462 cv e 71,4 kgfm combinados. Com isso, chega a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Apesar de todo esse desempenho, o esportivo híbrido alemão é capaz de fazer até 17,8 km/l na cidade e 25,7 kgfm na estrada, de acordo com os números do Inmetro.

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2º — Volvo S90 T8 Híbrido: 1536 km

Ao todo, são 407 cv e 65 kgfm, números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, de acordo com informações da Volvo. E no uso combinado do motor elétrico de 87 cv — alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh) — com a combustão (um 2.0, turbo + supercharger, de 320 cv), o Volvo S90 T8 é capaz de fazer 21,3 km/l na cidade e 25,6 km/l na estrada, conforme os dados do Inmetro.

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3º — BMW 530e M Sport 2.0: 1214 km

A BMW é representada nessa lista com a versão híbrida do Série 5. Nos ciclos do Inmetro, o 530e fez nada menos do que 22 km/l na cidade e 24 km/l na estrada. Isso graças aos seus 292 cv e 42,8 kgfm, do motor 2.0 turbo mais um elétrico, capazes de acelerar até 100 km/h em 5,9 segundos.

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4º — VW Santana Comfortline 1.8: 1123 km

Vez ou outra vocês verão um clássico na nossa lista. O motivo? Tanque de combustível grande e um inesperado consumo de combustível. No caso, o Santana tem 74 litros. Seu motor 1.8 de 99 cv e 15,5 kgfm é capaz de uma aceleração até 100 km/h em 11,6 segundos. Segundo o Inmetro, faz 10,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada. Fomos checar seu coeficiente de arrasto, para ver se ele explicaria algo. Mas não. Tem Cx de não muito bons 0,37.

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5º — Mercedes-Benz E250 2.0 Turbo 2015: 1072 km

Na parte mecânica, o Mercedes E 250 usa motor 2.0 turbo, de 211 cavalos e 35,7 kgfm de torque máximo, com 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. No sistema de transmissão, o câmbio é automático, de 9 marchas. Segundo o Inmetro, faz 9,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, mas sua autonomia é bem favorecida pelos seus 80 litros de tanque.

Renato Maia/Falando de Carros

6º — Ford Verona 1.6: 1069 km

O modelo foi desenvolvido em conjunto com a VW. Só que, ao invés de utilizar o AP, é equipado com o AE. Ele desenvolve 78 cv e 13,3 kgfm, o que é o bastante para acelerar até 100 km/h em 12,7 segundos. Segundo o Inmetro, faz 11,2 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada. Isso é melhor do que o Santana. A única diferença é que seu tanque é menor, com 64 litros.

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7º — Peugeot 405 1.6: 1050 km

Um dos “diferentões” da lista é o Peugeot 405. Nos anos 90, a marca era referência em robustez e engenharia. Seu motor 1.6 XU5JP é o “avô” do que equipa a linha da Peugeot nos dias de hoje (o EC5JP4), e “pai” do que equipou os 206 e 207 (TU5JP4). Gera 86 cv e 13 kgfm, suficientes para acelerar até 100 km/h em 12,5 segundos. Segundo o Inmetro, faz 10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Com 70 litros no tanque, vai bem longe.

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8º — Lexus LS500h: 943 km

O Lexus conta com um sistema que adiciona um dispositivo de mudança de quatro fases ao modo de condução híbrido, sintonizando o motor a gasolina 3.5 V6 a dois motores elétricos. No total, são 300 cv e 37,5 kgfm. Como resultado, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e é capaz de andar até 140 km/h com o motor a combustão desligado. O sistema trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio automática de 10 marchas. Segundo o Inmetro, faz 10,2 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada).

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9º — Ford Fusion Hybrid 2012: 911 km (cidade)

O Fusion foi um dos precursores dos eletrificados no Brasil. Para carregar as baterias, o carro usa o calor dos freios e quando o sedã estiver em descidas. Além disso, existem mais duas funções que contribuem com a diminuição do consumo: a assistência de descida e o botão Eco Select. De acordo com a Ford, com a soma das potência dos dois motores (elétrico e a combustão), o Fusion Hybrid chega nos 190 cv. De acordo com os dados do Inmetro, o carro faz 15,1 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada.

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10º — Nissan Altima 2.5: 891 km

O sedã Nissan Altima é um dos carros mais emblemáticos da marca japonesa no mercado, em especial para os consumidores norte-americanos. Sua passagem oficial no Brasil durou pouco, entre 2013 e 2014. O modelo que se destaca na autonomia é o SL 2.5 de quatro cilindros, que gera 182 cv e 24,8 kgfm. Com isso, vai aos 100 km/h em 9,7 segundos. De acordo com os dados do Inmetro, o carro faz 9,7 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.

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