Qual comprar? Renegade Sport 0 km ou Compass Limited Flex seminovo?

A tendência pela procura dos seminovos continua a crescer. Dessa vez, um embate interno da Jeep, com os dois SUVs que são destaque de vendas dentro da marca. Pelos mesmos R$ 131.835 do Renegade Sport 0km, ele é melhor do que um Compass Limited Flex seminovo? Nos classificados, encontramos modelos com menos de 30 mil km, de 2018 em diante. Vamos aos argumentos a seguir.

Equipamentos

O “irmão” menor vem com sistema multimídia com integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio de 7 polegadas, faróis Full LED, rodas de liga-leve de 17”, retrovisores com luzes de direção integradas, grafismos e comutação automática do farol alto. O Compass, por sua vez, tem rodas de 19 polegadas, park assist, ar-condicionado dual zone, rebatimento elétrico dos retrovisores, multimídia com tela de 8,4”, freio de mão elétrico, além de faróis de xenônio e DRLs.

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Segurança

O Renegade vem equipado com Isofix, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção e assistente de faixa, detector de fadiga, sensor de ponto cego, leitor de placas e seis airbags. Já o Compass traz assistente de partida em rampa, seis airbags, Isofix, bem como controles de tração e de estabilidade.

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Espaço e conforto

O interior do Renegade leva cinco ocupantes e o porta-malas comporta 320 litros de bagagem. Enquanto isso, o Compass tem uma distância entre eixos 6,6 cm maior, bem como 1,4 cm a mais de largura e comprimento 15 cm mais longo, o que favorece o espaço interno para os ocupantes e permite seus 410 litros de malas.

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Economia de combustível

Segundo o Inmetro, o Renegade apresenta: Consumo urbano: 7,7 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina); Consumo estrada: 9,1 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina). O Compass faz 6,1 km/l de etanol na cidade e 7,5 km/l na estrada. Com gasolina os números sobem para 8,8 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada).

Caue Lira/iG

Desempenho

O Renegade vem com o novo motor 1.3 turbo T270, com 180/185 cv e 27,5 kgfm de torque, com o câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. Acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e chega aos 210 km/h. O Compass seminovo vem com motor 2.0 flex de 166 e 20,5 kgfm, com câmbio AT de seis marchas. A Jeep declara aceleração até 100 km/h em 10,6 segundos e máxima de 192 km/h.

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IPVA

Em estados onde a alíquota é de 4% (como SP), o Renegade terá cobrança de R$ 5.104, enquanto o Compass terá custo de R$ 5.769.

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Seguro

A média de preços entre os perfis mais em conta e os perfis mais caros foi de R$ 5.359 para o Renegade e de R$ 7.644 para o Compass.

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Conclusão

É bem nítido como a Stellantis fez bem à Jeep. Aqui, temos um Renegade pós fusão, contra um Compass, ainda dos tempos da FCA. Ainda que em uma das suas versões mais simples, o Renegade Sport é mais equipado, mais econômico, desempenha melhor e seus custos de seguro e IPVA são menores. O Compass ainda seria uma boa opção, mas não tem fôlego para vencer o seu “irmão” menor e mais novo.

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