Veja 5 dicas para turbinar seu anúncio de carro na internet

Fazer compras pela internet é uma prática que tende a facilitar a vida dos consumidores. O mercado automobilístico vem sofrendo uma queda significativa: em fevereiro deste ano, foram 22,8% menos veículos licenciados que no mesmo mês de 2021, segundo dados da Anfavea, a associação dos fabricantes. A empresa AutoForce separou algumas dicas que podem ajudar no momento de anunciar seu automóvel nas redes.

1 — Invista no digital

O e-commerce se tornou uma saída importante para os brasileiros: em janeiro de 2022, as vendas online tiveram um crescimento de 20,56% quando comparadas com o mesmo mês de 2021, segundo dados do indicador MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital. Por isso, é hora de investir nessa área.

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2 — Capriche nas fotos e vídeos

Além de ter um produto de qualidade, é preciso conseguir passar essa impressão para o comprador. Captar fotos e vídeos bem produzidos faz toda a diferença na experiência do internauta, que não terá como fazer um test drive do carro. Para isso, use máquinas ou até celulares com câmeras de qualidade, com alta resolução. O veículo deve estar bem lavado, e o local para os cliques deve ser limpo e com boa iluminação. Vídeos e registros que mostrem a parte de dentro do produto também ajudam na hora de convencer um comprador.

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3 — Faça descrições detalhadas e seja sincero

Uma descrição direta pode facilitar a vida do comprador, mas é importante que ela também seja bem detalhada sobre tudo que o carro oferece. Alguns pontos relevantes para serem citados são: modelo, marca, ano, tipo do motor, cor, número de portas, quilometragem, acessórios (ar-condicionado, limpador traseiro, trava elétrica), categoria de direção, última revisão e descrição do airbag, caso o carro possua. Ao descrever os detalhes do veículo, é importante ter transparência sobre eventuais defeitos, riscos ou rasgos.

Arquivo pessoal

4 — Providencie toda a documentação

Certifique-se de que a revisão está feita, as multas e impostos estão em dia, apresente a certidão de pagamento do IPVA, entre outros. Um laudo veicular não é obrigatório no momento da venda, mas garante mais segurança para o comprador e demonstra cuidado da parte do vendedor. Um profissional preencherá um relatório avaliando a estrutura do carro. Além disso, o documento traz uma pesquisa, feita no Detran, para analisar se o veículo já foi recuperado de leilão, roubado ou batido. Para providenciar o laudo, procure empresas credenciadas no EVC (Empresas Credenciadas de Vistorias), que são aquelas regulamentadas pelo Denatran (o Departamento Nacional de Trânsito).

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5 — Preço justo

O valor pedido pelo carro também é um fator que pode aproximar ou afastar potenciais compradores. A Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é mais uma aliada, já que é considerada um confiável índice para negociação de carros no Brasil. Considere o estado de conservação do seu automóvel, assim como equipamentos e melhorias que valorizem seu produto e permitam aumentar um pouco o preço.

reprodução/Polícia Civil