Durante uma reunião entre o Vice-Presidente Executivo Industrial do Grupo Renault, José Vicente de los Mozos, e o ministro do Desenvolvimento Produtivo da Argentina, Daniel Scioli, a Renault terá uma nova plataforma com integração de 35% de componentes da indústria local.
A confirmação foi feita via Twitter por Sciolli e compreenderá a planta da Renault Argentina de Santa Isabel na qual já são produzidos os modelos Sandero, Logan, Stepway, Kangoo, Alaskan e Nissan Frontier .
Denominado ‘Renaulution’, o plano estratégico é de posicionar o novo utilitário abaixo da Alaskan e, com isso, substituir a Duster Oroch que deve ganhar uma atualização de sobrevida na Argentina até a chegada da nova picape.
A ideia é manter a produção de picapes médias em Córdoba que deixará de produzir o Logan, Sandero e Stepway em 2024 ou 2025, além do utilitário Kangoo e mais um novo veículo comercial e, quanto aos veículos de passeio, estes serão importados para a Argentina.
A estratégia faz parte do anúncio do Projeto CMF-B no Brasil , que permitirá a fabricação de uma nova família de hatchbacks, sedãs, SUVs e crossovers do segmento B (pequeno) nas fábricas que a aliança Renault-Nissan tem por aqui.
Falando nisso, a nova plataforma modular CMF-B , de São José dos Pinhais (PR), além de servir de base para a renovação do Duster , será aplicada no Bigster, um SUV de 7 lugares derivado do do Duster e em um inédito SUV compacto, que usará componentes do Dacia Stepway europeu.
Além dessas novidades, a Renault confirmou a produção de um inédito motor 1.0 turbo, que equipa alguns modelos da marca em diversos países.