A Hyundai já está produzindo os motores 1.0 aspirados em sua fábrica de Piracicaba (SP), onde também são produzidos os modelos HB20, HB20S e Creta.
A operação faz parte do anú ncio da fabricante em seu plano de expansão de nacionalização da montagem de alguns de seus motores que até então vinham importados pela matriz na Coreia do Sul.
Os motores que começaram a serem produzidos no Brasil serão destinados às recentes linhas 2023 dos modelos HB20 e HB20S em suas versões de entrada, considerando que essas unidades são as mais vendidas de toda a gama da Hyundai .
Apesar disso, a inauguração formalizada da nova linha de motores deve ocorrer dentro de alguns dias, quando será informada a capacidade produtiva da planta de Piracicaba (SP).
Outra informação ainda não confirmada é se com essa nova unidade sendo produzida, a importação do motor 1.0 aspirado, de três cilindros deixará de ser realizada. Falando nisso, ainda a marca possui motor 1.0 turbo TGDI, que continua sendo importado e que pode ser nacionalizado juntamente com a aspirada.
Todas as mudanças fazem parte da estratégia da Hyundai com um investimento estimado em cerca de R$ 350 milhões, valor ainda que não confirmado.